Devemos ter Cuidado com a Alma | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Devemos ter Cuidado com a Alma

Texto = Salmos 19:7-10.

Introdução:

Durante a nossa vida, encontraremos pessoas com conceitos totalmente diferenciados dos nossos. A alma tem uma capacidade incrível de absorver conceitos. Cabe a nós fechar ou abrir a janela da alma para tais conceitos. Quando começamos a conhecer os princípios bíblicos, observamos que eles são poderosos para destruição das fortalezas do engano que desejam prender as pessoas em seus autoconceitos. Deus quer-nos ensinar a proteger a nossa alma, a alma da família e a alma dos discípulos.


1 – A Família.

A família é a célula principal, portanto requer maior atenção. Não se deve maltratar o cônjuge e os filhos. Porém, quando a pessoa tem uma alma desprotegida, o cônjuge e os filhos são justamente os que mais sofrem. Se um cônjuge não sabe proteger a alma do outro, não possui condições de proteger a alma de mais ninguém. A aliança mais profunda, após a que temos com Deus, é o casamento.


2 – Os Discípulos.

Observe que Satanás sempre quer armar uma cilada através de uma má notícia. Ele manda emissários para provar a sua alma. Às vezes, ocorre de você ir à reunião de célula e alguém comenta com você algo desagradável ou mesmo uma má notícia. Se você não tiver maturidade para digerir essa informação, despejará a angústia da alma no primeiro que aparecer. Trabalhamos pelo mesmo Reino, apesar de nossas particularidades, discípulo e discipulador. Vigie suas atitudes, mais tarde seus discípulos parecerão com você. Na convivência, vamos amadurecendo e entendendo que nossas diferenças, quando somadas, tornam-se uma preciosidade para o Reino.


3 – Colocar em Ordem as Emoções.

Precisamos colocar em ordem nossas emoções, caso contrário, traumatizamos aqueles que convivem conosco. Se não vigiarmos, podemos, até mesmo, levá-los à queda. É preciso respeitar os princípios bíblicos para ter as emoções ajustadas. Sempre estaremos lidando com vidas e cuidando de vidas! Não devemos andar segundo o que achamos ou pensamos, mas conforme o que a Bíblia diz. É fantástico caminhar com alguém que cita a Bíblia em qualquer circunstância. Você pergunta algo para essa pessoa e ela sempre responde com a Palavra.


4 – Conhecer a Bíblia para Proteger a Alma.

Conhecer os livros de Eclesiastes, Provérbios e Salmos, traz riquezas para o dia-a-dia, pois estão recheados de princípios que protegem a alma. Meditar nesses livros diariamente e memorizar seus versículos é trazer, para qualquer situação da vida, uma palavra rhema. Precisamos viver o que a Bíblia diz e não o que eu acho ou penso. Esse é o segredo. Então, quando alguém perguntar o que você acha sobre determinado assunto, a resposta deve ser: O que eu acho não é importante, eu quero lhe dizer o que a Bíblia diz.

Conclusão:

O que está contido na Palavra precisa ser nosso verdadeiro estilo de vida. Quando alguém chega até você para compartilhar algo, independente do que seja, o que você acha deve desaparecer e a análise da situação deve ter como base o que a Bíblia diz. Você precisa conhecer os princípios bíblicos para que o julgamento em relação às diversas situações que surgem não seja realizado de forma errada.


Ap. Milton Rocha Paes