Devemos ter Cuidado com a Alma - 2
Texto = Gênesis 32:30.
Introdução:
Conhecer os princípios bíblicos é a única forma de tratar os assuntos com a seriedade que a situação necessita. Aquilo “que você pensa” pode fragilizar o princípio, mas o que a Bíblia diz, certamente, fortalecerá o caráter. Quando alguém caminha pelos princípios, protege a sua alma, assim como a alma daqueles com quem convive. Há uma proteção mútua. Ninguém erra por aplicar os princípios, pelo contrário, só acerta. (Jó 33:28 e 30).
1 – Alma deve ser Protegida.
Em Ezequiel 3:16, Deus nos mostra algo: toda pessoa que deseja uma alma protegida precisa ser atalaia. A ordem, então, é: proteja a sua alma!
Algumas pessoas têm dificuldades para cumprir as metas, por estarem com a alma desprotegida. Todos que possuem a alma desprotegida distraem-se facilmente e isso dá margem para focar os olhos em alvos que não lhes competem. O líder que tem uma alma protegida e curada alcança as suas metas, porque é persistente e insistente, até ver cumprido o propósito. (Sl.6:4).
2 – Alma deve ser Curada.
Uma alma que não é curada pode tornar-se uma bomba, que entra numa contagem regressiva para explodir a qualquer momento. E, quando esse dia chega, não é somente o dia da fatalidade e, sim, o da explosão de tudo o que estava guardado dentro da pessoa. Permita que Deus desarme essa bomba e cure-o. Dê um basta nas suas emoções descontroladas. Não se deixe entrar em situações que possam fazer de você objeto de escândalo. A alma que não esta curada pode provocar escândalos que chegam ao nível de matar o irmão, feri-lo, fragilizá-lo ou contaminá-lo. É uma alma plenamente exposta, difícil de ser entendida. (Sl.16:2).
3 – Alma deve estar Disponível.
A alma dever estar disponível a lançar fora tudo o que a fez ficar doente. Somente o fato de você permitir essa cura é motivo de alegria. A solução para a alma está em ter um encontro com Deus, porque alguns criam rotas, pensando alcançar o êxito, e essas rotas podem ser uma tremenda armadilha. Quando uma pessoa vive pelos princípios bíblicos, atrai cura para si mesma. Ao liberar para alguém uma palavra de bênção, baseada nos princípios, você também participa da mesma bênção. Se nós somos depósitos dessas sementes, é claro que isso vai fazer muito bem a todos nós. Cite sempre os princípios bíblicos. (Sl.23:3; 35:9).
Conclusão:
A Igreja tem recebido um nível de ensinamento tão nobre, que não é mais cabível caminhar com atitudes não condizentes ao Reino. É necessário atingir a maturidade para não deixar que a família ou os discípulos sejam punidos pelos comportamentos de uma alma doente.
Ap. Milton Rocha Paes