Devemos ter Cuidado com a Alma - 3 | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Devemos ter Cuidado com a Alma - 3

Texto = I Pedro 2:11.

Introdução:

Esta é a última das ministrações sobre “O cuidado que devemos ter com a alma”. Aprendemos que para que isso ocorra, é essencial cumprirmos os princípios bíblicos. Percebemos que quanto mais experiência tiver em vencer os limites da alma, uma guerra nova virá, ou seja, sempre teremos um novo degrau a subir. Tudo para que sejamos aprovados no novo teste. Vejamos algumas áreas nas quais precisamos vencer a alma:

 

1 – Nas Atitudes.

As atitudes diárias de um líder denunciam o seu dia a dia. As atitudes se tornam automáticas. Às vezes, é tão desleal à forma como um líder trata o outro! Vemos tantas trapaças que não deveriam ocorrer no meio do povo de Deus. Porém, quando não vigiamos, essas atitudes da alma resistem aos ensinamentos da Palavra e assumem o controle das nossas atitudes. Chega um momento que, se for necessário, Deus nos expõe, para que sejamos curados. Porém, no processo de cura, se você se permitir ser tratado, não ficará um argumento sequer. Quando há argumentos, Deus remove o escudo da vida do líder, até que ele se renda.

 

2 – Nas Palavras.

Tenha cuidado com as palavras que você libera. Quando você for conversar com alguém, abstenha-se de emitir seus conceitos. Impeça seus pés de serem portadores de notícias ruins. Melhor que ser o portador de uma notícia ruim é ser o portador da resolução do fato que a gerou. Os seus pés são formosos e devem anunciar as novidades do Reino de Deus. (Romanos 10:15) A Bíblia chama de maligno o homem que se apressa em levar notícias más. Palavras torpes, imorais, que ferem e contrariam os princípios, são condenadas pela Bíblia. (Jeremias 2:21; 9:3; Tiago 3:5).


3 – Nos Relacionamentos.

Devemos tomar cuidado com os nossos relacionamentos. Muitas vezes, as pessoas agem de forma diferente, de acordo com quem está perto.
Como é o seu comportamento? Será que é o mesmo diante do seu discipulador, dos seus pais, dos seus irmãos? Não deve haver dois comportamentos, um na frente do nosso líder e outro na ausência dele. Um discípulo que tem a alma tratada não tem duas linguagens, duas atitudes, dois conceitos. (I Pedro 2:11).


Conclusão:
Você pode proteger sua alma com a Palavra de Deus. Porém, para isso, é necessário que você esteja preparado para que Deus lhe mostre algumas coisas, alguns problemas que você sabe que existem, outras situações que você nem desconfia. Cuide da sua alma!


Ap. Milton Rocha Paes