Espiritualidade | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Espiritualidade

ESPIRITUALIDADE

 

Texto = Romanos 7:15-25.

Introdução:

Todos nós desejamos viver uma espiritualidade profunda, e viver um grande comprometimento com a Palavra.  Mas, o que é ser espiritual?  O que é ser comprometido com os ensinos das Escrituras?  Tudo começa com o novo nascimento.  Ser espiritual é nascer de novo, é ser regenerado, é ter uma nova natureza, é ter privilégios e também grandes responsabilidades no Reino de Deus.

O pecado escraviza o homem.  Por isso, o ser humano muitas vezes faz o que não deseja, (Rm.7:15-25).  Não basta força de vontade para mudar de vida.  Só Jesus nos dá liberdade total, (Lc.4:18).  Aquilo que fazíamos e nos prejudicava, deixamos de fazer através do poder de Deus, atuando a favor de nossa libertação. Vejamos, então, sobre este assunto: Espiritualidade.

 

1 – ESPIRITUALIDADE É SER UMA NOVA CRIATURA.

1º Vivendo com uma natureza. 

Em II Cor. 5:17 mostra que o maior milagre na vida humana é a regeneração.  Em Cristo, você se torna nova criatura.  A velha natureza, que podia ter inclinações para a indisciplina, a feitiçaria, o engano, o ateísmo e tudo que contraria os valores de Deus foi transformada.

2º Vivendo na força do Senhor Jesus Cristo. 

Nos primeiros momentos da conversão existe a alegria, a paz do Espírito, a segurança de ter Deus sempre ao lado e a intenção de contar a todos a nova vida em Cristo.  Porém, as circunstâncias da vida fazem as dúvidas surgirem.  A tentação parece estar mais próxima do que nunca.  O sentimento de incapacidade para vencer tenta dominar o coração.  Em Efésios 6:10-20, A Bíblia afirma que a nova vida só pode ser vivida através da fortaleza de Deus em nossa vida.  E isso é conseguido através da comunhão com o Espírito, com a leitura e meditação da Bíblia e vida de oração.

3º Vivendo com novas pessoas. 

Através das reuniões com os discípulos da igreja, da convivência com os irmãos, com os períodos de louvor, do ensino e aprendizado da Bíblia, do tempo de oração e jejum, você receberá ajuda para viver a nova realidade de vida, a vida cristã.  Passando a freqüentar as atividades da igreja, será possível receber orientações de pessoas mais experientes que estão “crescendo na graça e no conhecimento do Senhor Jesus Cristo”, (II Pedro 3:18).  Mas, também, perceberá que as pessoas possuem qualidades e defeitos.  Procure ver os pontos fortes dos discípulos e orar para que Deus os ajude a superar as suas fraquezas.

 

2 – ESPIRITUALIDADE É TER UM NOVO PROCEDIMENTO. 

1º Todo o propósito da vida cristã é glorificar a Deus. 

Todas as palavras que dizemos, toda nossa submissão aos preceitos de Deus, toda convivência com os outros, todo emprego das responsabilidades dadas por Deus através dos dons e talentos, todo modo de agir diante das oportunidades ou circunstâncias da vida tudo deve ser procedido de tal forma que glorifique a Deus, (Cl.3:23).

2º Toda atitude deve mostrar que a vida não é mais a mesma. 

Se você tinha o hábito de mentir, não minta mais (Ef.4:25; Jo.8:44), reconhecendo que o diabo é pai da mentira.  Se guardava mágoa de alguém, não guarda mais, (Ef.4:26-27).  Ao escrever aos coríntios, o Apóstolo Paulo, decepcionado com a conduta daqueles irmãos, afirmou que não pudera dirigir-se a eles como a espirituais e sim como a carnais, como a crianças em Cristo, (I Cor.3:1).  Por que uma palavra tão dura?  Porque aqueles cristãos eram imaturos. A velha natureza não estava completamente submetida ao senhorio de Cristo.  As atitudes demonstram seu grau de imaturidade.

3º Todo o momento deve ser próprio para falar com Deus e ouvir Deus falar. 

Você deve cultivar uma vida de comunhão com Deus através da oração.  Suas necessidades pessoais, problemas familiares, dúvidas quanto à fé, dificuldades diárias devem ser levadas a Deus através da oração, (Fl.4:6). A intercessão por outras pessoas é importante. Saiba que sempre haverá alguém intercedendo por você.  Com isso, você fala com Deus.  Mas, quando você lê a Bíblia, Deus fala com você.  Ela não apenas instrui sobre doutrinas, mas ensina como ter atitudes que agradem a Deus.

 

3 – ESPIRITUALIDADE É DESFRUTAR DE PRIVILÉGIOS EM CRISTO. 

1º Privilégio de ser filho de Deus. 

Aquele que aceita Cristo é colocado na posição de filho de Deus (Jo.1:12; Rm.8:15-17), tornando-se herdeiro de Deus e co-herdeiro de Cristo.  O nascimento espiritual faz do cristão um novo membro da família de Deus.  Com isso, você pode amar e ser amado, fazer amigos e ser amigo, ajudar e receber ajuda, compartilhar dificuldades e ajudar solucionar problemas da sua família e dos outros.

2º Privilégio de ter um relacionamento especial com Deus. 

O autor de Hebreus (4:14-15) mostra que temos acesso direto a Deus mediante Jesus.  Cada cristão pode falar diretamente com Deus, sem precisar de nenhum intermediário além de Cristo.  Nos momentos em que nos sentimos derrotados, podemos buscar a Deus e teremos resposta, (Sl.34:4), receberemos o equipamento espiritual necessário, a armadura de Deus, para termos uma vida de nova criatura, vida de quem nasceu de novo.

3º Privilégio de sermos libertos das trevas. 

Através da libertação do poder do pecado e do reino das trevas, podemos prestar serviços agradáveis a Deus.  Na Primeira Carta de Pedro 2:10 vemos que éramos servos do pecado, mas Cristo nos resgatou e nos tirou da influência das trevas, levando-nos para a sua maravilhosa luz.

 

CONCLUSÃO.

O cristão espiritual procura agradar a Deus.  Tudo aquilo que era praticado naturalmente, sem pesar a consciência ou deixar sentimento de culpa, é abandonado.  Essa nova forma de ser é gerada pelo Espírito Santo.

 

Ap. Milton Rocha Paes