Êxito nos Projetos Huamnos
Texto = Tiago 4:13-17. (NTLH).
Introdução:
Todos os seres humanos sonham e fazem projetos, a curto, médio e outros em longo prazo, alguns dão certos, outros não!
Você conhece alguém que planejou algo que deu errado? Você já planejou algo que deu errado? O que aconteceu fora dos planos em um de seus projetos? Quais influências? Viagem inesperada? Estudo? Trabalho? Finanças? Casamento? Filhos? Saúde? Quer comentar?
Vejamos algumas lições sobre os projetos humanos:
1 – A falibilidade dos projetos humanos.
No verso 13 a Palavra do Senhor nos adverte há não termos pensamentos egocêntricos, achando que o mundo gira envolta de si, tendo a falsa impressão de controle sobre todas as coisas que acontecem a seu redor. Pois o verso 14 relata que não sabemos o que acontecerá em nossa vida no dia de amanhã. Em Provérbios 27:01 diz: Não presumas do dia de amanhã, porque não sabes o que ele trará. E em Mateus 6:34 diz: Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
O verso 16 nos revela que o orgulho é mau e isso gera consequências negativas em um projeto, como também:
- A inveja - Provérbios 24:19 diz: Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos ímpios.
- Sociedades - Êxodo 23:32 diz: Não farás aliança alguma com eles, ou com os seus deuses. (II Cor.6:14).
- Fiadores - Provérbios 11:15 diz: Decerto sofrerá severamente aquele que fica por fiador do estranho, mas o que evita a fiança estará seguro.
2 – O êxito nos projetos humanos.
A Bíblia nos ensina o que deveríamos dizer. “Se Deus quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo”. (Tiago 4:15).
Em Eclesiastes 11:1,2,4,6 a Palavra do Senhor nos ensina que devemos empregar o nosso dinheiro em bons negócios; Devemos aplicá-lo em vários lugares e em negócios diferentes, porque não sabemos qual crise poderá acontecer no mundo; Pela fé, devemos confiar no Senhor e tomarmos decisões, pois, quem fica esperando o tempo ficar bom nunca plantará, nem colherá; Assim, devemos semear todos os dias porque não sabemos se todas as sementes crescerão bem, nem se uma crescerá melhor do que a outra.
Conclusão:
Vamos concluir pedindo para Deus nos ensinar a depender Dele quando formos planejar, projetar algo. Assim, teremos certeza que se Deus quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo, nessa casa, bairro, cidade, estado, país, continente e por onde Deus assim o permitir.
Milton Rocha Paes