Firmado nos Propósitos - 1 | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Firmado nos Propósitos - 1

FIRMADO NOS PROPÓSITOS

 

Texto = Romanos 8:28. Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.  

Introdução:

Muitas pessoas desistem de viver porque desistiram dos seus sonhos ou não conhecem os propósitos de Deus para a sua vida.

O grande problema não é a falta do conhecimento desses propósitos, e sim a falta de firmeza, determinação e perseverança nos propósitos de Deus para nossa vida.

Você precisa saber o porquê da sua existência e estar consciente de que nada acontece na sua vida por acaso. Aliás, “Deus não trabalha no acaso, por que o acaso não procede dele”.

Que você possa estar convicto, firmado nos propósitos de Deus para sua vida.

Tomemos como exemplo o testemunho, a fidelidade e a perseverança de Jó.

Vejamos alguns propósitos que devemos perseverar:

Jó 42:2 – Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.

Colossenses 4:12 – Saúda-vos Epafras, que é dentre vós, servo de Cristo Jesus, o qual se esforça sobremaneira, continuamente, por vós nas orações, para que vos conserveis perfeitos e plenamente convictos em toda a vontade de Deus.

Hebreus 10:35-36 – Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.

 

1 – FIRMADO NOS PROPÓSITOS: APESAR DAS ADVERSIDADES.

Através dos tempos, os cristãos no mundo inteiro passaram por perseguições e sofrimentos que são desconhecidos pela maioria das pessoas.

O mais importante não é passar por adversidades, mas saber passar por elas com a consciência e a determinação de seguir os planos de Deus.

Não desista! O Senhor com a sua graça te capacitará em todos os momentos difíceis de sua vida.

Vejamos alguns aspectos positivos das adversidades:

Romanos 8:28 – Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

I Tessalonicenses 2:2 – Mas, apesar de maltratados e ultrajados em Filipos, como é do vosso conhecimento, tivemos ousada confiança em nosso Deus, para vos anunciar o evangelho de Deus, em meio a muita luta.

I Pedro 1:6 – Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações.

 

1º – AS ADVERSIDADES:

PROPORCIONAM MUDANÇAS EM NOSSO CARÁTER. (o nosso caráter passa a ser tratado... quem tem caráter tratado, tem temor...).

Tiago 1:2 a 4 – 2-Meus irmãos tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, 3-sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. 4-Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.

 

2º – AS ADVERSIDADES:

CONSCIENTIZAM-NOS DA NOSSA DEPENDÊNCIA DE DEUS. (o nosso ego precisa ser anulado, precisa morrer, precisa desaparecer... Deus não te criou para ser independente...).

II Coríntios 1:8-9 – 8-Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a natureza da tribulação que nos sobreveio na Ásia, porquanto foi acima das nossas forças, a ponto de desesperarmos até da própria vida. 9-Contudo, já em nós mesmos, tivemos a sentença de morte, para que não confiemos em nós, e sim no Deus que ressuscita os mortos.

II Coríntios 4:7-10 – 7-Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. 8-Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; 9-perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos; 10-levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo.

 

3º – AS ADVERSIDADES:

NÃO PODEM ROUBAR A NOSSA PAZ. (convicção que Deus pode fazer além do que imaginamos... tem gente que perde a paz por qualquer coisa...).

João 16:33 – Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em Mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.

II Coríntios 1:4 – É Ele (Deus) que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus.

 

Continua...

 

Ap. Milton Rocha Paes