Firmado nos Propósitos - 6 | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Firmado nos Propósitos - 6

6 – FIRMADO NOS PROPÓSITOS: E CONHECENDO A SUA MISSÃO.

 

Deus tem um propósito para nossas vidas. Uma missão, um destino – que é o porquê da nossa existência.

É a direção na qual Deus deseja que nos movimentemos; é a outra metade de (porque existo?).

Uma vez resolvida à questão de quem somos a pergunta seguinte é: O QUE DEUS DESEJA QUE FAÇAMOS COM A NOSSA VIDA?

(É o que veremos resumidamente nos próximos tópicos).

I Coríntios 8:6 – Todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele.

Tiago 1:18 – Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.

 

1º – VOCÊ EXISTE:

PARA EXPRESSAR A IMAGEM E SEMELHANÇA DE JESUS CRISTO.

No último dia da criação, disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gênesis 1:26).

Em termos bem simples, ter a “imagem” e “semelhança” de Deus significa que fomos feitos para nos parecermos com Deus.

O corpo de Adão espelhou a vida de Deus, ao ponto de ter sido criado em perfeita saúde e não ser sujeito à morte.

Quanto à imagem e semelhança é no sentido: mental, moral e social.

Mentalmente, o homem foi criado como um agente racional e com poder de escolha: em outras palavras, o homem pode raciocinar e fazer escolhas. Isto é um reflexo do intelecto e liberdade de Deus.

Todas as vezes que alguém inventa uma máquina, escreve um livro, pinta uma paisagem, se delicia com uma sinfonia, faz uma conta ou dá nome a um bichinho de estimação, esta pessoa está proclamando o fato de que somos feitos à imagem de Deus.

Moralmente, o homem foi criado em justiça e perfeita inocência, um reflexo da santidade de Deus. Deus viu tudo que tinha feito (incluindo a humanidade), e disse que tudo era “muito bom” (Gênesis 1:31). Nossa consciência é um vestígio daquele estado original.

Todas as vezes que alguém escreve uma lei, volta atrás em relação ao mal, louva o bom comportamento ou se sente culpado, esse alguém está confirmando o fato de que somos feitos à própria imagem de Deus.

Socialmente, o homem foi criado para a comunhão. Isto reflete a natureza Triúna de Deus e Seu amor. No Éden, o primeiro relacionamento do homem foi com Deus (Gênesis 3:8 indica comunhão com Deus), e Deus fez a primeira mulher porque disse: “não é bom que o homem esteja só” (Gênesis 2:18).

Todas as vezes que alguém escolhe uma esposa e se casa, faz um amigo, abraça uma criança ou vai à igreja, esta pessoa está demonstrando o fato de que somos feitos à semelhança de Deus.

Romanos 8:29 – Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

Efésios 2:10 – Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

 

2º – VOCÊ EXISTE:

PARA RECONHECER E AGRADECER POR TUDO O QUE DEUS FEZ E FAZ POR TI. 

Reconhecer significa: Distinguir através de certos caracteres: reconhecer alguém pela voz. Admitir como verdadeiro, real: reconheceu-se sua inocência.
Declarar, confessar: reconhecer seus erros. Observar, explorar: reconhecer lugares. Mostrar gratidão: reconhecer um benefício. Ter por legítimo.

“O homem que sabe reconhecer os limites da sua própria inteligência está mais perto da perfeição”. (Johann Goethe).

“A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento”. (Platão).

Gratidão é um sentimento de reconhecimento, uma emoção por saber que uma pessoa fez uma boa ação, um auxílio, em favor de outra.

Gratidão é uma espécie de dívida, é querer agradecer a outra pessoa por ter feito algo muito benéfico para ela.

Uma das características mais importantes da fé cristã é a gratidão a Deus.

Vários versículos da Bíblia falam sobre a importância de ser grato a Deus por tudo aquilo que Ele tem feito pelos seus filhos.

Por esse motivo, a gratidão a Deus (e consequentemente a outras pessoas) deve ser uma das qualidades de uma pessoa que acredita em Deus.

II Coríntios 4:15 – Porque todas as coisas existem por amor de vós, para que a graça, multiplicando-se, torne abundantes as ações de graças por meio de muitos, para glória de Deus.

 

3º – VOCÊ EXISTE:

PARA VIVER E EXPRESSAR A VONTADE DE DEUS. 

Viver significa: Ter vida ou existência; existir, durar, perdurar, subsistir, habitar, residir, aproveitar a vida.

“O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer”. (Albert Einstein).

Expressar significa: Exprimir-se ou manifestar-se, através de palavras, comportamentos ou atitudes; Expressar um pensamento; Fazer com que se torne público; Demonstrar ou revelar através do comportamento.

Gálatas 1:4-5 – O qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai, a quem seja a glória pelos séculos dos séculos. Amém!

Gálatas 2:19-20 – Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.

I Timóteo 2:4 – O qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

 

Continua...

 

Ap. Milton Rocha Paes