Guardar o Coração | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Guardar o Coração

Texto = Provérbios 4:23.

Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem às fontes da vida. 

Introdução:

Deus é sábio e soberano sobre todas as coisas. A Bíblia diz em Salmos 24:1, Do Senhor é a terra e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam.

Deus é poderoso e criador. Criou o tudo o que existe: céu, terra e mar; e tudo o que neles há.

Com sua palavra: haja, ajunte-se, produza, frutifica, multiplica.

Criou o homem. Em Gênesis 1:26 diz: Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança. (Pai, Filho e Espírito Santo).

O homem foi criado para dominar e sujeitar todas as coisas ao seu domínio. O corpo humano é como uma máquina perfeita, onde o centro dessa máquina é o coração. Pois o coração é responsável para manter todo o corpo em pleno funcionamento.

Os profetas falaram sobre o coração humano. Existem muitos versículos na Bíblia que fala sobre o coração. Vejamos alguns desses versículos:

1 – Samuel.

II Samuel 16:7.

7. Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.

2 – Davi.

Davi instruiu seu filho Salomão...

I Crônicas 28:9.

9. E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com coração perfeito e espírito voluntário; porque o Senhor esquadrinha todos os corações, e penetra todos os desígnios e pensamentos. Se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre.

I Crônicas 29:17.

17. E bem sei Deus meu, que tu sondas o coração, e que te agradas da retidão. Na sinceridade do meu coração voluntariamente ofereci todas estas coisas; e agora vi com alegria que o teu povo, que se acha aqui, ofereceu voluntariamente.

3 – Salomão.

Provérbios 15:13, 15.

13. O coração alegre aformoseia o rosto; mas pela dor do coração o espírito se abate.

15. Todos os dias do aflito são maus; mas o coração contente tem um banquete contínuo.

Provérbios 23:26.

26. Filho meu, dá-me o teu coração; e deleitem-se os teus olhos nos meus caminhos.

4 – Jeremias.

Jeremias 17:9-10.

9. Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?

10. Eu, o Senhor, esquadrinho a mente, eu provo o coração; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.

5 – Jesus.

Mateus 15:18 e 19; (palavras, atitudes).

18. Mas o que sai da boca procede do coração; e é isso o que contamina o homem.

19. Porque do coração procedem: maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.

Conclusão:

O Apóstolo Paulo nos ensina que devemos rejeitar as obras da carne conforme Gálatas 5:19-21.

19. Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia,

20. A idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos,

21. As invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno como já antes vos preveni que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.

O Pai, o Filho e Espírito Santo querem nos dar o fruto do Espírito que são: Amor; Alegria; Paz; Longanimidade; Benignidade; Bondade; ; Mansidão; Domínio Próprio.

A Bíblia diz: Se vivemos no espírito, andemos também no espírito. Pois Ele guiará o teu viver e o teu caminhar.

O coração é o órgão central e envolve a mente e a alma. Ele é responsável para bombear o sangue por todo o organismo ou todo o corpo em 45 segundos. Bate 109.443 a 110.880 por dia; e pesa em uma pessoa adulta cerca de 300 a 400 gramas.

Cuidar é guardar. Entregar é deixar que o Espírito Santo possa guiar.

Em Provérbios 23:26 diz: “Filho meu: Dai-me o teu coração.

 

Intercessora: Neusi Barbosa Rodrigues