Guardar o Coração
GUARDE O SEU CORAÇÃO
Texto = Provérbios 4:23 (NVI)
Acima de tudo, guarde o seu coração, porque dele depende toda a sua vida.
Introdução:
Todos nós procuramos maneiras enganosas de nos autojustificar, culpando alguma outra pessoa ou circunstância; desde dificuldades pessoais a comportamentos errados dos pais; desde rivalidades entre irmãos a pessoas desonestas; desde fracassos educacionais a desvantagens sociais. Seja qual for o problema, acharemos um jeito de nos desculparmos.
1 – Você decide o que vai Plantar no Coração.
Deus criou o coração para ser lugar onde todo pensamento ali plantado por você, cresça. “Do coração procede às saídas da vida”. Você precisa assumir responsabilidade pelos seus pensamentos. Se quiser tornar-se homem ou mulher de Deus, terá de plantar as sementes da Palavra de Deus. Por isso é que a Bíblia nos manda guardar o nosso coração; ou seja, ter cuidado quanto ao que ali plantarmos. A Bíblia fortemente nos recomenda que levemos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo. (II Co. 10:5)
2 – Em seu Coração vai Crescer o que você Plantou nele.
Se você plantou coisas ruins em seu coração; certamente você irá colher coisas ruins. Você se torna responsável pelos pensamentos que plantar e, automaticamente você será responsabilizado pelos resultados. Porém, se você plantar coisas boas; certamente que às coisas boas irão surgir em sua vida.
3 – Seus lábios falarão daquilo que tiver crescido em seu coração.
Todos os pensamentos que você plantar, mais cedo ou mais tarde fluirão pela sua boca. Isso revelará o que você tenha plantado em seu coração. Pensamentos ruins formam prisões de alma, enquanto que pensamentos bons são libertadores de alma. É certo que pessoas e acontecimentos possam exercer certo efeito sobre você, não permita que essas coisas definam você. Jesus disse: "Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem impuro".
Conclusão:
A Bíblia é muito clara quando afirma que: Deus não se deixa escarnecer, pois tudo o que o plantar certamente vai colher. Então, procure plantar de maneira sábia e consiga uma honrosa colheita e abençoada por Deus. E lembre-se, quem dá a semente para o plantio é Deus.
Que Deus te abençoe,
Ap. Milton Rocha Paes