Ide e fazei discípulos - parte 1 | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Ide e fazei discípulos - parte 1

Texto = Mateus 28:18-20. 

Introdução:

Jesus veio para ganhar as multidões e cuidar bem delas, e isto só pode ser feito com a participação obediente da Sua Igreja. Devemos encarar o discipulado como um processo contínuo de formação, onde o estilo de vida, o crescimento, a imitação de Cristo prevalecem sobre as formalidades. A preocupação principal que devemos ter quanto ao discipulado é se estamos sendo bíblicos ou não na nossa concepção.

Precisamos partir do modelo apresentado por Jesus. Jesus teve um ministério onde ensinou multidões, mas concentrou a Sua mensagem nos Seus discípulos, formando a base para a continuidade do seu ministério a partir do discipulado. Esta á a principal ordem dada aos discípulos antes da sua ascensão (Mateus 28:18-20; Marcos 3:14).

Discipulado é o modelo bíblico onde é possível desenvolver o caráter de Cristo na vida de todos os envolvidos. Nele podemos conhecer a Deus por meio de Jesus, e glorificá-lo num relacionamento construtivo como igreja. Nesse relacionamento construtivo o alvo é preparar discípulos para um envolvimento na visão e nos ministérios da igreja, proporcionando um fortalecimento qualitativo, que resultará naturalmente na multiplicação de outros discípulos. Precisamos redefinir papéis, posições, atitudes e visão dentro da igreja, para que possamos ser obedientes em nossa devoção e eficazes em nossa atuação.

1 – O QUE É DISCIPULADO?

“Ide e fazei discípulos de todas as nações”

O maior mandamento ministerial do Senhor para nós é fazer discípulos. Todos são chamados a participar dessa tarefa, que não é um dom especial, e sim um mandamento. Diante desse mandamento, todos os que creem em Cristo não tem outra opção senão obedecer. O caráter do seguidor de Jesus é testado pela obediência aos Seus mandamentos, e o fazer discípulos é, sem dúvida, a maior implicação da obra de pós-Calvário de Cristo.

O que é o Discipulado?

É o relacionamento entre um mestre e um aprendiz baseado no modelo, que é Cristo. Por ele o mestre reproduz no aprendiz a plenitude da vida que há em Cristo, capacitando o aluno a treinar outros para que também ensinem novos discípulos. Discipular é transmitir a vida de Jesus. É reproduzir essa vida em outras pessoas, ensinando-as a guardar tudo que Ele ordenou.

Qualidades Imprescindíveis ao Verdadeiro Discipulado:

1ª Coragem; 2ª Compromisso; 3ª Confissão. Se não quisermos pagar o preço em qualquer destas áreas, então o cristianismo não é para nós. 

Coragem. Coragem é a força em face do perigo, e podemos estar certos de que o diabo vai tentar de tudo para atrapalhar o nosso discipulado com Cristo. Ele vai usar pessoas, suscitar fofocas, quebra de confiança, tudo para nos afastar da bênção e da proteção que é o discipulado. No mínimo é preciso ter coragem para seguir ao Senhor. Em Apocalipse 21:8, os tímidos e os covardes encabeçam a lista daqueles que serão perdidos. Coragem para dizer sim ao Senhor, não ao pecado e não aos nossos desejos e sentimentos egoístas.

Compromisso. Se não assumirmos um genuíno compromisso com Deus não resistiremos muito tempo em face do que o diabo pode atirar contra nós. (Tiago 4:8). Não há maior necessidade em nossos dias, para aqueles que professam serem discípulos do Senhor, do que decidir focalizar seus corações em Deus com um compromisso profundo. Compromisso é o que nos coloca acima da mediocridade. É o que nos mantém firmes num propósito, quando outros são levados pelo vento. O compromisso nos dá a convicção de quem somos, a quem nós pertencemos e para que existimos.

Confissão. Paulo apresenta a confissão da fé em Cristo como uma das condições para a salvação. (Romanos 10:9). Paulo também exorta ao seu discípulo Timóteo a ter a boa confissão. (I Timóteo 6:12-13). Confissão é uma declaração testemunhada de que temos, somos ou fazemos algo. Para um verdadeiro discípulo de Jesus, é preferível morrer a encobrir ou esconder suas convicções e seu compromisso com Cristo. (Hebreus 10:23). Para começarmos um processo de crescimento e formação de caráter é preciso seguir as orientações de Jesus. (Mateus 16:24).

Continua...