Imitar a Cristo | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Imitar a Cristo

IMITAR A CRISTO

Texto = Romanos 15:1-13

Introdução:

A vida de Jesus Cristo foi um verdadeiro modelo a ser imitado e ser seguido por toda a humanidade. Cabe aos cristãos imitar a Cristo não somente em seus ensinos como também em suas atitudes de generosidades. Cristo sempre se preocupou com as pessoas menos favorecidas pela sociedade. Procurava transmitir uma mensagem de fé e esperança mostrando o grande amor de Deus. E nesta meditação queremos falar sobre imitar a Cristo:

1 – Suportando os Fracos.

Nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. (Rm.15:1). A grande virtude de Jesus Cristo, não foi suas demonstrações de poder, mas sua capacidade de entender as fraquezas humanas, inclusive aceitando vive-las se tornando homem para poder ajuda-los. (Fil. 2:5-9). Todo cristão deve ter como prioridade à ajuda aos fracos na fé. Quem é de Deus, vê a fraqueza do outro como uma oportunidade para mostrar a misericórdia de Deus. (Os. 6:6). Descer do nosso altar de Santo indo até o pecador desprezível é uma atitude bíblica recomendável.

2 – Abençoando o Próximo.

Portanto, cada um de nós agrade ao próximo no que é bom para edificação. (Rm.15:2). O sucesso de Jesus está relacionado à sua capacidade de dar o seu melhor mesmo quando pessoas ajudadas não eram dignas de sua dádiva. O cristão tem que buscar o melhor de Deus, se preparar o máximo e quando cheio de Deus, deve distribuir com o próximo. Exemplo: O músico cristão adora a Deus com seu talento, mas também atrai pecadores a Cristo com sua arte. O sábio pregador fala muito bem, não para sua glória, mas para salvar o indigno pregador. O justo cristão usa a sua reputação para salvar o pecador. O cristão cheio do Espírito Santo usa a unção de Deus para libertar, curar e salvar o indivíduo sem Deus.

3-Promovendo a Reconciliação.

Para que concordes e a uma voz glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus. (Rm.15:6-7). Outra virtude gloriosa de Jesus foi a de unir os contrários e aceitar os rejeitados. A igreja verdadeira é aquela que promove a unidade à fraternidade, aquela que patrocina a alegria e está aberta aos novos. O verdadeiro imitador de Cristo é aquele que é simpático e acolhedor. A IAVB é uma igreja simpática e acolhedora que procura imitar Cristo.

4 – Transmitindo a Esperança.

E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo. (Rm.15:10-13). Jesus Cristo é a esperança de um mundo melhor para todos. O cristão deve viver a esperança de uma vida melhor a cada dia e transmitir isso a todos. Devemos cantar esperança, pregar esperança e transferir esperança. Essa é uma linguagem do Espírito Santo. A esperança do cristão é arma contra a realidade de derrota que vive o ser humano sem Deus.

Conclusão:

Imitar Cristo garante o sucesso e o ingresso no Reino de Deus. Por isso jamais devemos nos esquecer de que Jesus é o nosso modelo, o nosso referencial em todas as áreas.

 

Ap. Milton Rocha Paes