Jerusalém nas Profecias | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Jerusalém nas Profecias

JERUSALÉM NAS PROFECIAS - Parte 1

 

(Artigo escrito por Randall Price).

 

Texto = Apocalipse 21:2.

“Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo”.

Jerusalém ocupa um lugar escolhido no Plano Divino das Eras, sendo distinguida como tal nos louvores do salmista: “O Senhor ama as portas de Sião mais do que as habitações todas de Jacó” (Sl. 87:2).

Foi apenas a respeito desta cidade que Deus disse: “Pois o Senhor escolheu a Sião, preferiu-a por sua morada: Este é para sempre o lugar do meu repouso; aqui habitarei, pois o preferi” (Sl. 132:13-14). Consequentemente, Jerusalém receber o status tanto de Cidade Santa quanto de cidade no centro do mundo: “Esta é Jerusalém; eu a coloquei no meio das nações” (Ez. 5:5). Dada tal situação privilegiada, não surpreende que Jerusalém seja mencionada mais do que qualquer outra cidade nas Escrituras: mais de 800 vezes (660 versículos no Antigo Testamento e 142 vezes no Novo Testamento), e aparece em dois terços dos livros do Antigo Testamento e em quase a metade dos livros no Novo Testamento.

Embora Jerusalém seja o nome mais comum da cidade, ela também tem outros nomes, tais como Sião, Salém e Ariel, e aparece simbolicamente, em alegoria, como “Agar é o monte Sinai, na Arábia” (Gl. 4:25) e, em profecia, como “Sodoma e Egito” (Apoc. 11:8). De todas as referencias bíblicas, 465 no Antigo Testamento e 24 no Novo Testamento se referem a profecias sobre Jerusalém subsequentes ao tempo de seus enunciados.

Na Bíblia, Jerusalém ocupa uma posição estratégica com respeito a dois importantes períodos proféticos: “o tempo dos gentios” (Lc. 21:24) e “as setenta semanas” de Daniel (Dn. 9:24-27). No caso do “tempo dos gentios”, a cidade marca profeticamente o início e o fim desse período, que se estende desde a destruição da Babilônia (587 a.C.) até o segundo advento de Cristo. No caso das “setenta semanas”, os eventos em Israel determinam o início e o fim desse período profético e se relacionam ao parêntese no tempo entre a 69ª e a 70ª semana.

Continua...

Transcrito por Milton Rocha Paes