Jesus minha Videira
Texto = João 15:1-17. (Ler todo o texto).
Introdução:
Quem não conhece ou já viu de perto uma videira, plantação uva. Todos os anos devem ser realizados uma poda e limpeza dos galhos secos e improdutivos para que a videira produza frutos em abundância e com qualidade. Se não forem retirados os galhos secos, e não realizar a poda necessária, a produção será prejudicada.
No presente texto, encontramos Jesus Cristo se identificando a uma Videira Verdadeira, tendo como Agricultor, aquele que limpa, poda para que a videira venha ser produtiva, e os galhos que não tem valor algum por estarem secos são tirados e queimados. Vejamos, então, algumas lições de Jesus como a minha Videira Verdadeira:
1 – O Interesse do Lavrador pela Sua Videira.
Em João 15:2, 5 e 16, encontramos o interesse do lavrador para com a Videira Verdadeira, continuamente aperfeiçoar a saúde dos verdadeiros ramos e podar, mantendo uma incessante vigilância para com os ramos falsos.
Os verdadeiros ramos são escolhidos, designados e ordenados conforme o verso16, e esta é a diferença entre eles e os ramos mencionados no verso 6.
É uma habilidade divina o Lavrador distinguir entre os falsos e verdadeiros. Alguns ramos encontram-se na Videira, através dos seus próprios esforços, e não através de uma escolha divina. (Veja os textos de Mateus 7:15-23. e II Pedro 1:10-11).
2 – O Cuidado do Lavrador para os que produzem frutos.
João 15:2 diz: O que produz fruto Ele limpa para que de mais fruto. E João 15:8 diz: Nisto é glorificado o meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornarei meus discípulos.
O fertilizante que o Lavrador usa é a Palavra. Veja o verso 3.
A habilidade do Agricultor está em: Podar, Purificar, Limpar. Estes três termos usados descrevem os cortes profundos, e dolorosos que o Lavrador sabe que são necessários para tornar todos os ramos frutíferos.
3 – Sete Regras para a Produção de Ramos Saudáveis.
Os ramos precisam aguardar, permanecer, habitar e viver na Videira. Como você e eu podemos permanecer saudáveis na Videira Verdadeira?
1ª Tendo uma opinião correta sobre nós mesmos.
“Nenhum ramo pode produzir frutos pôr si próprio” - v.4. Não há nada em nós que é capaz de agradar o Lavrador. Tudo procede de Cristo, a Videira.
2ª Permanecendo na Bíblia, que é a única coisa que limpa os galhos.
“Vocês já estão limpos pôr causa da Palavra que vos tenho falado” - v.3.
3ª Submetendo-nos ao verdadeiro discipulado.
“....Produzem mais frutos.... mostrando assim que sois meus discípulos” - v.3.
4ª Cultivando o amor sacrificial.
“Assim como o Pai Me amou, assim também Eu vos amei. Permaneçam no Meu amor” - vs.9,10,12,13,17.
5ª Produzindo os três frutos de um ramo saudável.
“Amor, Alegria e Discipulado” – vs.8,11,17.
6ª Permitindo que o Espírito Santo aperfeiçoe continuamente o nosso relacionamento com Jesus a Videira Verdadeira.
“... de escravos a amigos”, “de ignorantes a confidentes” - v.15.
7ª Extinguindo o espírito mundano do unilateralismo.
Cada ramo precisa relacionar-se com os outros ramos e servi-los - v.15.
Precisamos “entregar as nossas vidas uns pelos outros”. Romanos 14:7.
Conclusão:
Jesus minha Videira Verdadeira. Ele se Interessa pôr mim e me estimula. Ele nos apresenta as regras para que possamos produzir mais e mais. E, assim, termos comunhão uns com os outros.
Que Deus nos abençoe,
Ap. Milton Rocha Paes