Lições de Obediência - 1 | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Lições de Obediência - 1

Texto = Hebreus 11:8.

“Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia”.

Introdução:
O estudo da vida de Abraão é de grande importância porque ele foi chamado por Deus para ser pai da nação eleita “Israel”, bem como dos fiéis em todos os tempos; dois povos, um material e outro espiritual. Quando ainda vivia com seu pai, Terá, em Ur dos Caldeus recebeu uma mensagem do Senhor para que se separasse do seu povo e saísse para um lugar distante que ele lhe mostraria.

1 – A Vida de Abraão em Ur.

1º O primeiro nome de Abraão. (Gn. 11:27).

Abraão nasceu em Ur, na primitiva Suméria (Sinear, Gn.10:10), também chamada Caldéia e posteriormente Mesopotâmia. Seu pai descendia de Noé. Séculos decorreram entre o dilúvio e o nascimento de Abraão. Seu nome nesse tempo era “Abrão” (pai elevado), que foi por Deus mudado para “Abraão” quando passou por uma profunda experiência espiritual, que resultou na Aliança Abraâmica (Gn.17). Seu primeiro nome é mencionado 53 vezes. O seu nome definitivo “Abraão” (pai de uma multidão) é mencionado na Bíblia 234 vezes, sendo 79 no Novo Testamento e 155 no Antigo Testamento. Na Bíblia, mudança de nome sempre implica uma nova fase de experiência espiritual. Temos alguns exemplos como: Jacó (Gn.32:28); José (Gn.41:45); Gideão (Jz.6:32); Salomão (II Sm.12:25) Simão (Jo.1:42); Saulo (At.13:9) e outros.

2º A Esposa de Abraão. (Gn.11:29-31).

Sara como esposa de Abrão, também teve seu nome mudado (Gn.17:15). Sara é o feminino de “Sar” (príncipe), e significa “princesa”. Sarai é a antiga forma semítica de Sara.


Continua na próxima semana...