Lições de Obediência - 2 | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Lições de Obediência - 2

2 – A Chamada de Abraão.

1º – A História sobre Deus.

Como Abrão chegou a conhecer a Deus em meio a tanta idolatria e corrupção? Cremos que foi através de uma revelação direta do Senhor. Além disso, a vida de Noé estendeu-se até o nascimento de Abrão. Sem, filho de Noé, pode ter transmitido diretamente a Abrão a narração da Queda, e da promessa do Redentor feita por Deus no Éden.

2º – A Chamada Divina e os parentes. (Gn.12:1).

a) Deus ordenará a Abrão que saísse da casa do seu pai. Talvez Abrão demorou-se nos preparativos da viagem despertando forte sentimentalismo na família, especialmente nos pais.

b) Talvez Abrão tenha decidido levar o pai consigo por ser já velho. Este criava seu neto órfão, Ló, que também seguiu com ele. A chamada divina foi para Abrão, mas sendo Terá o pai, coube-lhe por certo dirigir a viagem. Terá já era velho e, ao chegarem a Harã, quase 1.000 Km. Ao noroeste de Ur, Terá não pode prosseguir e parou a peregrinação.

c) O sobrinho de Abrão, que era órfão, Ló, criado por avô, que morreu em Harã. Coube então Abrão cuidar desse sobrinho, que depois se revelou um crente fraco, e assim continuou até o fim. Abrão teve dificuldades com ele conforme Gênesis capítulos 13, 14, 18 e 19. Parentes, mesmo crentes, podem retardar e embaraçar o plano de Deus em nossas vidas caso não coloquemos Deus e sua obra em primeiro lugar (Mt.6:33).

3º – A Ordem do Senhor. (Gn.12:1).

Vejamos algumas lições espirituais implícitas na chamada de Abraão: “Sai da tua terra... para a terra que eu te mostrarei”. Foi essa a mensagem de Deus para Abraão. É a mensagem de separação do mundo para pertencer e servir a Deus (I Ts.1:9). É à saída das trevas do pecado para a luz da verdade, do mundo para Jesus (At.2:40).

4º – As Bênçãos da Chamada Divina. (Gn.12:2-3).
A chamada divina inclui as promessas divinas e seu cumprimento. Jesus chamou Zaqueu para salva-lo e este deu testemunho da salvação. Ele chamou os discípulos à beira do mar da Galiléia para realizarem a sua obra. Ele também nos chama para cumprir o seu ministério.

Continua na próxima semana...