Lições de Obediência - 3 | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Lições de Obediência - 3

4 – Abraão e a prova da sua fé.

1º - A maior prova de Abraão. (Gn.22:1-2).
A vida cristã é uma sucessão de provas para que com elas o caráter do cristão seja desenvolvido, amadurecido e aperfeiçoado para o serviço de Jesus. Só podemos ajudar bem aos outros quando temos experiência do que é preciso fazer. Na outra prova foi requerida de Abraão a separação de coisas e pessoas que lhe eram muito queridas: pais, parentes, amigos e pátria. Depois veio o difícil caso do seu sobrinho Ló, quando Abraão teve de, corajosamente, resgatá-lo, lutando contra quatro reis em luta desigual, na qual saiu vitorioso.
Agora Deus pedia-lhe o seu filho, seu único filho, Isaque. Se Abraão não tivesse fé em Deus, tudo lhe seria contraditório aqui. Como é que Deus lhe daria um filho através do qual teria início à linhagem (terrena) messiânica para a redenção da humanidade e agora lhe requeria o sacrifício desse filho? Mas Abraão não duvidou nem uma só vez.

2º - Obediência imediata na prova. (Gn.22:3).
Daí para frente houve uma ininterrupta sucessão de eventos revelando um desenrolarem de fatos. Abraão respondeu a Deus com atos, não com palavras, é o que se vê no capítulo 22.

3º - Abraão e sua fé ao ser provado. (Gn.22:5).
Primeiramente ele declarou aos seus servos que após a adoração voltariam ali. Isto está de acordo com Hebreus 11:17-19. Depois, quando Isaque perguntou pelo cordeiro para o holocausto, Abraão respondeu-lhe que Deus iria providenciar o cordeiro (Gn.22:7-8). Abraão creu que Deus iria providenciar um substituto para Isaque. Caso Isaque fosse imolado ele também cria que ele seria ressuscitado. Durante os três dias de viagem, Isaque, estava como que morto na mente de Abraão.
                                             
4º - A submissão de Isaque. (Gn.22:6-10).
Enquanto reconhecemos a fé de Abraão não podemos deixar de revela o papel de Isaque, o filho. Ao se aproximarem do local do sacrifício, Isaque pergunta ao pai, onde estava o cordeiro para ser sacrificado. Então, Abraão revelou ao filho o que Deus havia ordenado: Isaque seria o sacrifício. Certamente Abraão também relatou a Isaque o que ele cria que Deus faria como resultado de sua obediência.

5º - A intervenção Divina. (Gn.22:11-12).
No momento exato em que Abraão ia executar seu filho, Deus interveio e proveu um cordeiro substituto, de modo que o sacrifício foi realizado com um animal. Deus assim deixou claro que Ele jamais permite sacrifícios humanos.

Conclusão:
Tanto Abraão como Isaque, nos deixou exemplos de obediência. Eles eram pessoas como iguais a nós. Se eles conseguiram, também nós podemos conseguir: sermos obedientes. Portanto, obedeça a Palavra de Deus e seja vitorioso!

 

Milton Paes