Lições de Transformação - parte 1 | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Lições de Transformação - parte 1

Texto = Gênesis 32:24-30.

Introdução:
Quando o pecador tem um encontro com Deus, toda a sua maneira de viver é transformada. O nome Jacó significa: suplantador, enganador, que vence enganando. Seu nome foi mudado por Deus, numa luta misteriosa, travada na escuridão antropomórfica, quando este então experimentou uma transformação espiritual e teve seu nome mudado por Deus para Israel, que significa: Príncipe com Deus. Vejamos algumas lições dessa transformação na vida desse homem:

1 – Jacó e suas dificuldades.

Jacó era irmão de Esaú, ambos eram filhos de Isaque e Rebeca, e, portanto, neto de Abraão. Nenhum outro personagem da Bíblia representa melhor o conflito entre a carne e o espírito, do que Jacó.

1º O surgimento das dificuldades de Jacó. (Gn.32:9-12).

Na Bíblia vemos Jacó durante muito tempo saindo de um fracasso, de um logro e ascender aos píncaros da glória, para logo em seguida descer novamente ao nível do chão, derrotado e envolvido em coisas vis. A seguir ele galga novamente o plano da fé e triunfa. Ele, melhor do que ninguém espelha o conflito reinante entre as duas naturezas do cristão e as perdas desde quando não vive uma vida consagrada a Deus, no poder do Espírito Santo. É o que a Palavra de Deus nos ensina em Gálatas 5:16-17.

2º A vida de Jacó.

O estudo da vida de Jacó (Gn.25:24-34; 27 a 35; 46 a 49) mostra-nos que se a graça de Deus pode transformar um homem falho como ele num príncipe com Deus, sem dúvidas alguma vemos nesse exemplo vivo, esperança para todos nós! Jacó foi um homem, a princípio leviano, trapaceiro, irreverente, oportunista, egoísta e ganancioso.  O exemplo de Jacó ensina-nos que a graça de Deus alcança até os mais indignos e desprezados entre os homens.

3º O nome de Jacó.

É mencionado 390 vezes em toda a Bíblia, sendo 366 no Antigo Testamento e 24 vezes no Novo Testamento. Você permitiria a inclusão do nome de uma pessoa faltosa no diário da sua vida? Então, Deus permitiu a inclusão do nome de Jacó no seu livro a “Bíblia”.

4º Perturbações no lar de Jacó.

Isaque e Rebeca, os pais de Jacó e Esaú, como membros da mesma família, erraram perdendo o respeito e a confiança entre si. Isaque, o pai, com sutileza, ocultamente mandou Esaú preparar-lhe uma refeição, para em seguida abençoá-lo com a bênção patriarcal. Era a linhagem do futuro Messias que estava em evidência. Portanto, era assunto muito sério.

5º Jacó sai de casa.

Ele saiu de casa em Berseba (Gn.26:33) e foi à distante Harã, na Mesopotâmia, terra dos seus ancestrais. Aparentemente Jacó saiu de casa em obediência ao desejo de sua mãe, para ali encontrar uma esposa no meio da sua parentela. Mas na realidade Jacó estava fugindo de seu irmão Esaú por causa do seu mau proceder para com aquele (Gn.27:41 a 28:5).

6º Jacó em crise.

Apesar de Jacó ter experimentado um encontro com Deus em Betel, a caminho de Harã, há mais de 20 anos, ele nunca se rendeu totalmente a Deus. É a figura do cristão que após a conversão, em lugar de viver para Deus em todo o seu ser, espírito, alma e corpo, deixam-se guiar pela natureza carnal, humana, herdada de Adão. Jesus prometeu derramar sobre os seus o Espírito Santo, que além de nos conceder poder vencedor, é também poder santificador.

Continua...