Lições de Transformação - parte 3 | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Lições de Transformação - parte 3

3 – A Transformação de Jacó.


1º - A confissão de Jacó. (Gn.32:27).

Aquele agente interventor divino, antes silencioso, imediatamente leva Jacó a uma confissão, perguntando-lhe o seu nome, ao que este prontamente respondeu: Jacó (que literalmente significa “enganador”). Era tudo o que Deus queria naquele momento, o reconhecimento do seu estado espiritual. Deus sabia de tudo. Mas era necessário que Jacó reconhecesse e confessasse o seu estado diante de Deus.

Jesus sabia tudo o que havia no homem, quando viveu entre eles (Jo. 2:25), mas disse a mulher samaritana: “Chama o teu marido e vem cá” (Jo. 14:16). Ele sabia que ela não tinha marido, vivendo ilegalmente com alguém que não era seu marido, mas era preciso que ela mesma reconhecesse e confessasse seus pecados, como de fato o fez a seguir, e Jesus imediatamente demonstrou que sabia tudo da sua vida (Jo. 4:18).

2º - A resposta divina. (Gn.32:28).

Após a pronta confissão de Jacó, soou a alegre nova de que seu nome não seria mais Jacó, mas Israel (que significa “príncipe com Deus”). Nas escrituras o termo nome não quer dizer apenas um apelativo, mas primeiramente ligava-se ao caráter da pessoa. Entre os judeus o nome de uma criança era objeto de escolha cuidadosa de acordo com as circunstâncias, eventos, situações, propósitos e promessas divinas etc. Deus mesmo revela-se na sua Palavra sob diversos nomes, simples e compostos e cada nome desses encerra uma riqueza de ensino sobre a natureza e o caráter de Deus, isso em referência ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. O estudo dos nomes de Deus na sua triunidade é um dos mais edificantes das Escrituras. O nome entre os judeus revelava a natureza da pessoa. Quando o anjo perguntou a Jacó: “Qual é o teu nome?”, na realidade ele estava dizendo: “Qual é o teu caráter? Que tipo de pessoa és tu?”.

3º - A transformação na vida de Jacó. (Gn.32:29-30).

Pelo resto da vida Jacó valorizou a experiência daquela noite a sós com Deus. A mudança do seu nome significava a mudança que estava ocorrendo na sua vida naquele momento. A partir dali Jacó deixou de viver para si e de traçar o plano de sua vida, ele deixou isso com Deus. Agora, que ele endireitou-se com Deus e estava preparado para encontrar com seu irmão Esaú. Agora ele declarou “a minha alma foi salva” (Gn.32:30). O hebraico usado é nephessh = alma, indicando que houve transformação espiritual e não apenas o livramento físico da mente.

4º - A transformação em nossa vida. (II Co.3:18).

O cristão precisa ser transformado a cada dia segundo a imagem do Senhor. Esta transformação é operada pelo Espírito Santo quando lhe damos liberdade de agir em nossa vida. Esta transformação segundo a imagem daquele que nos criou está diretamente ligada ao nosso crescimento na fé. Sem crescimento não há real transformação. A imagem original de Deus no homem foi arruinada pelo pecado, e suas consequências físicas, morais, emocionais e espirituais são cada vez piores, mas quando aceitamos a Jesus, tem início em nós à obra de restauração espiritual até chegarmos um dia à medida de varão perfeito (Ef.4:13). Para esta transformação, é preciso andar e viver em comunhão com o Senhor. Na vida de Jacó isto começou quando ele teve um encontro com Deus.

5º - A transformação contínua. (Gn.35:1-15).

A conversão não é o fim da nossa jornada espiritual, mas o seu começo. Inúmeros cristãos deixam de crescer espiritualmente logo após a conversão e ficam estagnados. Jacó, após uma severa provação na família (Gn.34), Deus lhe ordenou que fosse a Betel e que ali O buscasse (Gn.35:1). Em Betel (que significa “Casa de Deus”), Deus lhe falou em sonho quando ele fugia para Padã-Harã para escapar de seu irmão. Agora Deus lhe manda retornar a Betel e erigir-lhe um altar. No Antigo Testamento o caminho para Deus era através do altar do sacrifício. Em Jesus temos as duas coisas. Ele é tanto nosso altar como o nosso sacrifício em nosso acesso a Deus. Esta á doutrina firmada no Livro de Levítico e explanada na Epístola aos Hebreus.

Conclusão:
Jacó tornou-se obediente após seu encontro com Deus no vale de Jaboque. Deus agora lhe falou e ele prontamente obedeceu. Na sua obediência vemos os pré-requisitos para uma vida despertada e transformada pelo poder Deus. Você também pode ter a sua vida despertada e transformada pelo poder Deus. Jesus disse: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo. 8:32).



Milton Paes