Milagres | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Milagres

MILAGRES

 

Texto = Lucas 5:1-7.

Introdução:

Milagre não se explica por causas naturais. Mas, é algo sobrenatural. Vai além das limitações humanas. Este texto nos relata um milagre realizado por Jesus no mar da Galileia. Mar da Galileia, também conhecido como mar de Tiberíades, mar de Quinerete ou lago de GenesaréPedro e seus companheiros eram pescadores experientes, eram pescadores profissionais. E como era costume foram pescar a noite. E tendo passado a noite toda tentando pescar não conseguiram pegar nada.Pela manhã voltaram e estavam lavando as redes deixando-as prontas para uma nova pescaria possivelmente na próxima noite. Foi, então, que Jesus pediu emprestado o barco de Simão para poder falar às multidões que se aglomeravam para ouvi-lo. Após, terminar de ministrar ao povo Jesus gentilmente queria recompensar a Simão por ter lhe emprestado o barco. E ordena que Simão retornasse ao lago para pescar. Simão ficou surpreso com a ordem dada por Jesus e baseado na sua própria experiência diz: Mestre, trabalhamos a noite toda, e nada apanhamos; mas, sobre tua palavra, lançarei as redes. Portanto, vejamos algumas lições que podem ser extraídas deste texto:

1 – JESUS ESTAVA JUNTO AO MAR.

Havia uma multidão que estava com a alma faminta por ouvir a mensagem de Jesus. Jesus precisava de um espaço, um lugar de onde pudesse ministrar a todos sem ser espremido pela multidão. Então, Jesus observa que havia alguns barcos de pescadores que estavam ancorados ali na praia. E que os pescadores estavam lavando as suas redes.

2 – JESUS PEDE EMPRESTADO UM DOS BARCOS.

Este barco pertencia a Simão que era dos pescadores. Jesus pede para que Simão afastasse o barco para dentro do mar enquanto ele pregava. Não sabemos exatamente quanto tempo durou esta mensagem. Mas, durante todo o tempo que Jesus ministrava, Simão estava ao lado de Jesus no barco ouvindo atentamente o que Jesus dizia. Com certeza Simão foi tremendamente tocado pelas palavras de Jesus. Jamais ele tinha ouvido alguém falar com tanta autoridade daquela maneira.

3 – JESUS LIBERA UMA PALAVRA PARA SIMÃO.

Havendo terminado de pregar Jesus libera uma palavra específica para Simão. Volta ao mar e joga as redes para pescar. Naquele momento Simão pensou na sua experiência de longos anos. Ele havia trabalhado a noite toda e não tinha conseguido pescar nada. Naquela hora era praticamente impossível pescar alguma coisa. Mas, Simão reconhecendo a autoridade que havia em Jesus disse: mas, sobre tua palavra, lançarei as redes.

4 – JESUS QUERIA RECOMPENSAR A SIMÃO.

A Bíblia afirma que tudo é possível àquele que crê. E Simão crendo na palavra de Jesus, obedeceu. Contrariando a própria experiência de muitos anos, Simão volta ao mar levando as suas redes para pescar. Com muita apreensão, mas em obediência joga as redes ao mar. E logo o milagre foi liberado. A recompensa veio naquele momento. Foi a maior pesca da sua história. Quando Jesus decide fazer milagre, contraria as leis da natureza, contraria as experiências humanas, contraria a ciência, quebra paradigmas e dogmas estabelecidos pelos homens.

CONCLUSÃO:

As redes não estavam preparadas para receber a grande quantidade de peixes, pois a Bíblia diz que elas se rompiam. Precisaram pedir ajuda aos outros pescadores que estavam em outro barco. E o mais importante que ambos os barcos se encheram de peixes. Quando o milagre acontece todos são grandemente abençoados. Precisamos estar atentos e trabalharmos em unidade para não perdermos os peixes.

 

Ap. Milton Rocha Paes