Milagres
Texto = Lucas 5:1-7.
Introdução:
Milagre não se explica por causas naturais. Mas, é algo sobrenatural. Vai além das limitações humanas. Este texto nos relata um milagre realizado por Jesus no mar da Galiléia. Pedro e seus companheiros eram pescadores experientes, eram pescadores profissionais. E como era costume foram pescar a noite. E tendo passado a noite toda tentando pescar não conseguiram pegar nada. Pela manhã voltaram e estavam lavando as redes deixando-as prontas para uma nova pescaria possivelmente na próxima noite. Foi, então, que Jesus pediu emprestado o barco de Simão para poder falar às multidões que se aglomeravam para ouvi-lo. Após, terminar de ministrar ao povo Jesus gentilmente queria recompensar a Simão por ter lhe emprestado o barco. E ordena que Simão retornasse ao lago para pescar. Simão ficou surpreso com a ordem dada por Jesus e baseado na sua própria experiência diz: Mestre, trabalhamos a noite toda, e nada apanhamos; mas, sobre tua palavra, lançarei as redes. Vejamos algumas lições que podem ser extraídas deste texto:
1 – JESUS ESTAVA JUNTO AO MAR.
Havia uma multidão que estava com a alma faminta por ouvir a mensagem de Jesus. Jesus precisava de um espaço, um lugar de onde pudesse ministrar a todos sem ser espremido pela multidão. Então, Jesus observa que havia alguns barcos de pescadores que estavam ancorados ali na praia. E que os pescadores estavam lavando as suas redes.
2 – JESUS PEDE EMPRESTADO UM DOS BARCOS.
Este barco pertencia a Simão que era dos pescadores. Jesus pede para que Simão afastasse o barco para dentro do mar enquanto ele pregava. Não sabemos exatamente quanto tempo durou esta mensagem. Mas, durante todo o tempo que Jesus ministrava, Simão estava ao lado de Jesus no barco ouvindo atentamente o que Jesus dizia. Com certeza Simão foi tremendamente tocado pelas palavras de Jesus. Jamais ele tinha ouvido alguém falar com tanta autoridade daquela maneira.
3 – JESUS LIBERA UMA PALAVRA PARA SIMÃO.
Havendo terminado de pregar Jesus libera uma palavra específica para Simão. Volta ao mar e joga as redes para pescar. Naquele momento Simão pensou na sua experiência de longos anos. Ele havia trabalhado a noite toda e não tinha conseguido pescar nada. Naquela hora era praticamente impossível pescar alguma coisa. Mas, Simão reconhecendo a autoridade que havia em Jesus disse: mas, sobre tua palavra, lançarei as redes.
4 – JESUS QUERIA RECOMPENSAR A SIMÃO.
A Bíblia afirma que tudo é possível àquele que crê. E Simão crendo na palavra de Jesus, obedeceu. Contrariando a própria experiência de muitos anos, Simão volta ao mar levando as suas redes para pescar. Com muita apreensão, mas em obediência joga as redes ao mar. E logo o milagre foi liberado. A recompensa veio naquele momento. Foi a maior pesca da sua história. Quando Jesus decide fazer milagre, contraria as leis da natureza, contraria as experiências humanas, contraria a ciência, quebra paradigmas e dogmas estabelecidos pelos homens.
CONCLUSÃO:
As redes não estavam preparadas para receber a grande quantidade de peixes, pois a Bíblia diz que elas se rompiam. Precisaram pedir ajuda aos outros pescadores que estavam em outro barco. E o mais importante que ambos os barcos se encheram de peixes. Quando o milagre acontece todos são grandemente abençoados. Precisamos estar atentos e trabalharmos em unidade para não perdermos os peixes.
Ap. Milton Rocha Paes