Mudando Atitudes Erradas
Texto = Isaias 43:1.
Introdução:
Deus criou Jacó, mas formou Israel. Hoje possuímos ainda algumas características de Jacó, mas o Senhor quer formar dentro de nós o caráter de Israel. Nós somos do Senhor, Ele nos remiu, chamou-nos pelo nome, Israel, e somos dele. A Sua obra em nós será completada, e nós seremos libertos pelo poder do nome de Jesus. Vejamos algumas atitudes erradas na vida de Jacó:
1 – Para com a Família. (I Timóteo 5:8).
Jacó destruiu a sua família e encontrou o reforço do seu mau caráter na casa de seu tio Labão. Isto porque Labão significa ladrão, filho da desonestidade. Um Jacó prefere outro Jacó, porque os grupos homogêneos se preferem. O mentiroso anda com o mentiroso, o verdadeiro com o verdadeiro e isso acontece em todos os lugares. Quando lemos os capítulos 25 a 32 de Gênesis, vemos na história de Jacó muitos atos que resultavam de seu mau caráter.
2 – Para com a Sociedade. (II Timóteo 3:13).
Labão e Jacó viviam em constante competição, vendo quem conseguia enganar melhor a quem. Jacó saiu da casa do seu sogro com muitas riquezas, muito gado. Porém, antes de ir para a casa de Labão, Jacó havia feito um voto pedindo ao Senhor que lhe desse pão para comer e vestes para vestir e em paz voltasse à casa de seu pai. A ganância do coração de Jacó era muito grande e começou a competir com Labão, buscando cada vez mais riquezas. Jacó e Labão conseguiram conviver muito tempo porque eram homogêneos, tinham características em comum, gostavam de mentir e enganar.
3 – Para consigo mesmo. (Jeremias 17:9).
Labão soube que Jacó tinha fugido apenas três dias depois, foi atrás dele e perguntou-lhe para onde ia. Ele lhe respondeu: para a casa de meu pai. Mas, ele não sabia que Jacó não entra na casa do pai, mas só Israel. Para voltar à casa do Pai, Jacó precisou ter um Encontro com Deus. Ele lutou com um anjo a noite inteira. Deus estava tratando o caráter de Jacó. Jacó foi tão confrontado que não largou o anjo até que este o abençoasse. Ele queria transformação no seu caráter; ele não aguentava mais ser Jacó. Tanto, que a bênção que o anjo liberou foi à mudança de seu nome, de Jacó para Israel.
4 – Para com Deus. (Hebreus 12:6-7).
O Senhor também quer nos confrontar, mudar do nosso caráter as heranças de Jacó que nos impedem de desfrutar o melhor de Deus para nossas vidas. O Senhor quer transformar o nosso nome para Israel. Podemos ver que Jacó não era mais o mesmo, pois quando ele saiu ao encontro do seu irmão Esaú, ele se humilhou, o seu irmão viu a transformação e ele se reconciliou. Tenha a certeza que nada resiste ao amor e a um coração quebrantado. Quando nos libertamos da herança de Jacó, ficamos abertos para amar e começamos a defender o Reino que envolve a todos e não ao que se refere apenas ao particular.
Conclusão:
Todos são importantes, todos têm o seu valor no Reino de Deus. Nós não somos mais Jacó, somos Israel, herdeiro de Deus, possuidor da herança, conquistador de novos territórios. Vamos renunciar aquilo que nos amarram e impedem as bênçãos que temos para receber. Lembre-se: “Em Cristo Somos mais que vencedores”.
Que Deus nos abençoe,
Ap. Milton Rocha Paes