Nascer de Novo | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Nascer de Novo

Texto = João 3:1-8.

Introdução:

Nascer de novo fala de um novo começo, fala de recomeçar novamente.  Nascer de novo fala de reprogramar, repensar, mudar de atitudes, mudar a maneira de pensar e agir. Nascer de novo fala de ter a sua vida guiada pelo Espírito Santo. Não é mais o que Eu penso ou o que Eu acho. Mas, sim o que Deus pensa e que Deus acha. Ter a vida guiada pelo Espírito Santo é ter certeza de paz e segurança, é ter a convicção de que andamos por fé e não por vista. Vamos ver algumas lições que o texto mostra no diálogo entre Jesus e Nicodemos:

1 – Surge uma oportunidade.

Jesus nos ensina nesse texto que jamais devemos perder as oportunidades que chegam até nós. Jesus foi procurado à noite por Nicodemos.  Quem era Nicodemos? Fariseu, Mestre e membro do Sinédrio era um homem religioso influente! Olhando pelo lado racional. Pense! A participação de um homem deste nível não ajudaria o ministério de Cristo? Mas, Jesus o confrontou dizendo que era necessário nascer de novo.

2 – Uma resposta firme e contundente.

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (v.3). A lição do nascer de novo é apresentada, não a uma pessoa qualquer, mas a um dos cidadãos mais respeitáveis ​​de Israel. Nesta linguagem, Jesus ensina a necessidade do batismo nas águas com a experiência de transformação de caráter que faz parte da verdadeira conversão

3 – Jesus conhece a natureza humana.

Em João 2:25 está escrito: E não necessitava de que alguém testificasse do homem, porque ele bem sabia o que havia no homem. Jesus sabia o que era a natureza humana, e sabia também da natureza do Reino para o qual covidava os homens. Jesus jamais procurou tranquilizar as consciências das pessoas ​​com falsas esperanças, de salvação fácil e sem compromissos. A entrada no Reino de Deus exige um recomeço do coração para fora, conforme está escrito em 2 Coríntios 5:17.

Conclusão:

Devemos evitar a armadilha de procurar aqueles que estão dispostos a fazerem “um favor para Deus” e oferecer com mais esforço a todos o poder de ser transformados em novas criaturas. Nicodemos sabia muito. Era inteligente. Tinha uma posição acima de muitos. Mas, lhe faltava uma compreensão sobre o que não é natural. Nicodemos aprende com Jesus que sem uma experiência sobrenatural de nada vale seu conhecimento.

 

Milton Rocha Paes