Níveis de Conquistas
Texto = III João 2.
Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma.
Introdução:
Como discípulos do Senhor Jesus, precisamos saber quais os nossos objetivos: ganhar almas, dar frutos, conquistar nossa família, nossa cidade, nossa nação. Porém, ninguém conquista nada disso se não passar antes por mudanças pessoais extremamente profundas, tais como:
1 – Conquista Interior.
Percebemos que a primeira maior conquista que um homem pode ter é a Conquista Interior. Todas as outras são provenientes desta, porque acontece dentro de cada um. Quando estamos bem resolvidos interiormente, não importa o conceito que o mundo tem de nós, mas o que temos dentro, o conceito formado no nosso interior. Quando entendemos a necessidade e a importância da “Cura Interior” e “Libertação pessoal”, passamos a desfrutar de paz e liberdade em nossa alma.
2 – Conquista Exterior.
Já sabemos que ninguém conquista algo fora se não conquistou primeiro dentro; isso é uma regra espiritual. Ninguém conquista um segundo território sem antes ter conquistado o primeiro, porque senão poderá não ter nem um e nem outro. Quando estamos bem estabelecidos e no território que Deus nos deu, podemos empreender novos desafios e avançar para novas conquistas, ampliando e consolidando o que Deus tem nos dado. Jesus ensinou que a conquista será progressiva, primeiro Jerusalém, depois Judéia, Samaria e até os confins da terra.
3 – Conquista dos nossos Sonhos.
Conquistamos nossos sonhos se a nossa alma estiver livre para fazermos exatamente o que deve ser feito. Já vimos que não se conquista nenhum território sem antes ter conquistado a si mesmo. Há pessoas que não conseguem conquistar e nem dominar o seu próprio comportamento, são subjugadas por um comportamento mau. A Bíblia chama a isso de falta de domínio próprio. Pessoas que não têm governo de si mesmas, como querem dominar? Nada é mais terrível na vida de uma pessoa do que envelhecer no lugar errado. Deus vai nos entregar a conquista de tudo o que sonhamos. Porém, a conquista pessoal e interior de cada um virá em primeiro lugar. O governo e o domínio do Senhor virão e serão estabelecidos em nós. Uma das profecias sobre Jesus foi: "E o governo estará sobre os seus ombros" (Isaias 9:6). Deus está estabelecendo sobre os ombros da Igreja o governo dele!
Conclusão:
Muitas pessoas querem dar direção para os outros e não a têm para si mesmos. Querem que os outros sejam aquilo que eles não são e que façam as coisas que eles próprios não fazem. Precisamos entender que para alcançar os níveis de conquista, primeiramente nós precisamos ser conquistados e se tornar exemplo em tudo. A Bíblia diz: “Sejam meus imitadores como eu sou de Cristo”. (I Co. 11:1).
Que Deus nos abençoe,
Ap. Milton Paes