Nova Criatura | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Nova Criatura

Texto = II Coríntios 5:14-21.


Introdução:
Todos os discípulos de Cristo devem experimentar esta mudança promovida pelo Espírito Santo, que é ser uma nova criatura. Então, como fazemos para ser uma nova criatura? Talvez alguém já lhe tenha feito essa pergunta. Foi esse também o questionamento do carcereiro de Filipos: “Senhores, que devo fazer para que seja salvo?” (Atos 16:30).

1 – O que fazer para ser uma nova criatura?

E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. (II Co. 5:17).

Muitas pessoas querem encontrar uma maneira para estar em dia com Deus, e por isso praticam boas obras, achando que estas conseguem colocá-las numa posição aceitável diante do Senhor. Biblicamente falando, nada existe que possamos fazer para nos transformar em uma nova criatura. Com base em II Coríntios 5:17, podemos afirmar que “ser uma nova criatura” é o resultado de três ações da iniciativa divina:
Primeiro: Deus nos dá uma nova posição em Cristo.

Segundo: Ele deixa nosso passado para trás.

Terceiro: Ele faz tudo novo.


2 – Quais são os benefícios de ser uma nova criatura?

Agora que sabemos que não podemos fazer nada para nos tornar novas criaturas, e que tal condição resulta de ações de Deus, vejamos os benefícios que recebemos em Cristo:

1º Ser feito filho de Deus. 

Antes éramos apenas criaturas de Deus, agora somos seus filhos por adoção. Ninguém nasce filho de Deus. Todos nós nascemos Suas criaturas. Somente é filho aquele que recebe a Jesus como Senhor e Salvador de sua vida (João 1:12). 

2º Ser conhecido como amigo de Cristo.

Antes éramos apenas pessoas que conheciam (possivelmente) alguns aspectos da vida de Cristo, agora fomos alcançados pela Sua maravilhosa obra. Jesus mesmo falou sobre os Seus discípulos: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer” (João 15:15). Isso é reflexo de uma vida íntima com Deus.

Conclusão:
Não há como querer relacionar-se de maneira íntima com Deus, sem experimentar essa transformação: “Nova Criatura”. Sem o novo nascimento é impossível compreender a Palavra de Deus. Foi exatamente isso que Jesus disse a Nicodemos (João 3:1-21). Pode-se ter informação sobre Deus, mas nunca formação sob Deus, pois essa somente ocorre com o novo nascimento.


Que Deus nos abençoe,

 

Ap. Milton Paes