O BOM PASTOR | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

O BOM PASTOR

O BOM PASTOR

 

Texto = João 10:1-15.

 

Introdução:

O pastor é alguém que se dedica a domesticar, alimentar e guardar as suas ovelhas. A função do pastor écuidar de seus animais, garantindo a saúde, a segurança e o bem-estar de cada uma delas. Muito mais do que os cuidados básicos, o pastor é completamente conectado ao seu rebanho. Ele sempre sabe se algo errado está acontecendo e procura manter todos saudáveis tanto fisicamente, quanto mentalmente e longe de predadores. 

Vejamos algumas lições sobre o bom pastor:

 

1 – O Bom Pastor Alimenta suas Ovelhas. 

A preocupação básica de um pastor é alimentar as suas ovelhas. Ele sempre vai procurar pastagens que estejam verdes e saudáveis para que o seu rebanho esteja bem nutrido. Jesus disse que Ele era o bom pastor onde as suas ovelhas, e que suas ovelhas poderiam entrar e sair e achariam pastagens (João 10:9). E no Salmo 23:2 está escrito: “Deitar-me faz em pastos verdejantes”

 

2 – O Bom Pastor Conhece suas Ovelhas. 

O bom pastor sempre vai procurar conhecer o estado de suas ovelhas. Vai procurar ter um bom relacionamento e estar sempre próximo para acompanhar o desenvolvimento do seu rebanho. Jesus disse: “Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido”. (João 10:14). A Bíblia diz em Provérbios 27:23: “Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; cuida bem dos teus rebanhos”.

 

3 – O Bom Pastor Guia suas Ovelhas. 

Andar a frente do rebanho dando-lhe direção segura é uma característica que não pode faltar ao bom pastor. Jamais o pastor deve ficar alheio ao seu rebanho sem ter noção ou conhecimento do que está acontecendo com as suas ovelhas. Jesus disse: “E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz”. (João 10:14). No Salmo 23:2-3 está escrito: “Guia-me mansamente a águas tranquilas; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome”.

 

4 – O Bom Pastor Protege suas Ovelhas. 

Ao proteger suas ovelhas o bom pastor está lhes oferendo segurança e confiança para viverem uma vida saudável, e se multiplicarem aumentando o rebanho com qualidade. Todo o esforço e dedicação para guardar e proteger o rebanho tem uma grande recompensa. Em João 10:11 e 15 Jesus disse: 11- Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. 15- Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas. No Salmo 23:4 está escrito: Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam

 

Conclusão:

A função de Pastor exige uma grande dedicação e muito amor, mas é um trabalho lindo e cheio de recompensas. Conforme Jesus disse em João 10:16. 

 

Ap. Milton Rocha Paes