O Caminho de Jericó | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

O Caminho de Jericó

O CAMINHO DE JERICÓ 

Texto = Lucas 10:25-37.

Introdução:

A Bíblia diz que “Existem caminhos que para o homem parecem corretos, porém são caminhos que levam a morte”. Existe um ditado popular que diz: “todos os caminhos levam a Deus”, mas isso não é verdade. O único caminho que conduz a Deus chama-se “Jesus”, pois ele disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai se for por mim”.

Hoje queremos tirar algumas lições sobre o caminho de Jericó:

1 – O Caminho de Jericó: É o Caminho do Socorro.

Onde é ilustrado pela vida e a atitude do Bom Samaritano, conforme Lucas10:30-35. (ler o texto). O homem que fora vítima precisava de ajuda, precisava de auxílio e tanto o sacerdote como o levita foram indiferentes para com necessidade daquele homem, apesar de ambos serem religiosos. Mas o Samaritano que também estava de viagem vendo a situação em que a vítima se encontrava, não pensou duas vezes, parou e prestou os primeiros socorros ao homem e ainda o levou para um lugar seguro assumindo total responsabilidade.

2 – O Caminho de Jericó: É o Caminho da Fé.

Foi pela fé que o povo de Israel viu os muros de Jericó cair, conforme Josué 6:20 e Hebreus 11:30. Pela fé as águas de Jericó se tornaram potáveis, conforme II Reis 2:19-22. Aprendemos pela Bíblia que a Fé é a base, é o fundamento para o cumprimento das promessas de Deus. Pois, foi pela fé que Eliseu recebeu mais poder do Espírito Santo (II Reis 2:9); Foi através da fé que o cego recebeu a cura (Marcos10:46-52); Jesus disse ao cego “A tua fé te salvou”. Sem fé é impossível agradar a Deus.

3 – O Caminho de Jericó: É o Caminho da Oportunidade.

Oportunidade vivida por um homem chamado Zaqueu, que queria muito ver Jesus (Lucas 19:1-10). Jesus foi até a cidade de Jericó e não somente Zaqueu, mas toda a população de Jericó teve a oportunidade de ver Jesus e conhecer quem era Jesus. Foi em Jericó que Jesus pregou a seguinte mensagem: “Que Ele veio buscar e salvar o que se havia perdido”. Então, lembre-se de que você também não deve perder a oportunidade que Jesus proporciona para você.

Conclusão:

Jesus desceu do céu a este mundo a fim de prestar socorro a humanidade que estava sem esperanças à beira do caminho. Jesus ensinou a verdadeira fé que nos leva a vitória completa. Portanto, jamais devemos perder as oportunidades que o Senhor nos concede.

Que Deus nos abençoe,

Ap. Milton Rocha Paes.