O Filho Pródigo e a Herança
Texto = Lucas 15:11-32.
1 - Por que o Filho Pródigo pediu a herança?
Porque não estava interessado no amor do pai. Porque não estava interessado pelas coisas do pai. Porque não estava interessado em honrar ao seu pai. Por isso mesmo exigiu a sua parte de uma maneira precipitada sem nenhum planejamento, conforme os versos 12 e 13.
2 - Por que o Pai o amava?
Não queria que o filho saísse de casa. Não queria que o filho saísse debaixo da sua proteção. Um filho ingrato que não teve compaixão de seu pai. Quando recebemos um não muitas vezes não entendemos e não somos gratos. Jamais devemos ser ingratos para com Deus. Deus quer que seus filhos tenham um coração agradecido. Muitas vezes Deus nos diz não porque ele nos ama. Longe da casa do Pai a nossa vida não é muito saudável... O mundo não pode nos oferecer nada que possa nos edificar. O filho pródigo já tinha uma decisão formada. Na casa do nosso pai não nos falta nada. Pois temos a provisão de todas as coisas Aquele pai jamais perdeu a esperança que o seu filho iria voltar...
3 - O filho deixou que a vaidade tomasse conta de seu coração.
Saiu como um arrogante. Vivia de maneira descontrolada. Achava que era dono de si mesmo. Deixou que o orgulho tomasse conta da sua vida. Não demorou muito e a sua situação ficou lamentável. Precisou trabalhar cuidando de porcos... As consequências foram inevitáveis. Ele lembrou que na casa do pai havia fartura e prosperidade. Reconheceu o seu estado de miséria. E se humilhou. Tomou uma decisão. Arrependeu-se e voltou para a casa do pai. O pai o recebeu e lhe deu uma nova oportunidade.
4 - O pai preparou uma grande festa de recepção.
O pai sonhou muito com esse dia. Agora era um momento de muita alegria. Era tempo de festa e celebração. A surpresa do irmão mais velho... Porque não estava em sintonia com o pai. Não tinha o mesmo pensamento e nem a mesma visão. O irmão agiu com ingratidão porque não esperava a volta do irmão. O pai o conhece o filho que tinha...
Conclusão:
Deus vai trazer pessoas que já foram do nosso meio. E nós vamos festejar junto com eles. Porque este é o desejo do coração do Pai. E no céu também haverá festa. Vamos ter um coração agradecido ao nosso Deus.
Profeta Lindacir dos Santos