O Preço da Liberdade | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

O Preço da Liberdade

Texto = Mateus 11:28-30. 

Introdução:
Tudo nesta vida tem um preço a ser pago. Para usar os benefícios da eletricidade você tem pagar; os benefícios da água você tem que pagar; os benefícios da telefonia você tem que pagar e assim sucessivamente. Para termos a liberdade em nossa vida, também, temos que pagar... Vejamos algumas lições sobre o preço da liberdade:

1 – Dar Prioridade a Jesus. (v.28).

No verso 28 Jesus dá uma ordem: “Venham a mim”. Priorizá-lo é uma ordem. As pessoas sofrem muito, porque desperdiçam tempo e esforço com aquilo que não é solução para suas vidas. Não se pode desejar a libertação que vem de Deus, sem ter Jesus no centro da nossa vida. Jesus tem que ser prioridade nas finanças, na vida sentimental, na vida física e na vida espiritual. Avalie sua vida e veja qual é o espaço que Jesus ocupa no teu coração. Dar prioridade a Jesus significa buscar seus interesses – (Mateus 6:33). Quem dá a Jesus prioridade, alcança libertação, pois, ele disse: “Eu vos aliviarei”.

2 – Ser Responsável pela Liberdade. (v.29).

Jesus deu uma ordem dizendo: “Aproprie-se do meu jugo”. Isto significa que ele tem a libertação e a benção que precisamos. Ele nos chama claramente à responsabilidade de se apropriar delas. Jesus tem nos dado o direito à liberdade através de sua obra maravilhosa na Cruz, porém, isso não é automático, é preciso que façamos nossa parte. É como se Jesus estivesse dizendo: Eu pego o fardo de escravidão que você está carregando e lhe dou outro bem mais leve. Responsabilidade é sinônimo de trabalho.  Deus deu a Israel à libertação do Egito e deu a eles a responsabilidade de conquistar e tomar posse da Terra Prometida. O leite e o mel eram reais, só que eles teriam que criar e domesticar as vacas e ainda cuidar das colmeias e então extrair o mel. (Êx. 3:8; Nm. 13:27-28, 30-31). Deus têm presentes grandiosos para você, mas você terá que usar suas habilidades em obediência a Deus para tê-los.

3 – Ser Ensinável, aceitar o Tratamento e as Mudanças. (v.29).

Quando estamos na escravidão normalmente não aceitamos conselhos. Há até os que dizem: “Se conselho fosse bom não se dava, seria vendido”. É claro, isso é uma estratégia do diabo, que é o escravizador por excelência. Jesus quer te dar a liberdade, contudo é preciso aceitar as mudanças que ele vai propor em sua vida. Deus só trabalha na vida daquele que aceita aprender, aceita mudar. Jesus nos convida para sermos seus discípulos. Para que Ele possa moldar, tratar, curar nossa vida com sua excelência maravilhosa. Quanto a isso Ele promete: “Porque sou manso e humilde de coração e achareis descanso para as vossas almas”.

Conclusão:
A liberdade tem um preço: a minha e a sua entrega a Jesus. Nós precisamos mudar nosso conceito sobre liberdade. Liberdade não é ausência de limites, mas é responsabilidade, é estabelecer prioridades e ainda mudança de vida. Jesus mudou a minha vida e hoje eu posso dizer, sou livre para servir àquele que mudou minha vida sem qualquer constrangimento. Jesus é o libertador que todo o ser humano precisa. (Jo. 8:32,36). 

Que Deus nos abençoe,

 

Milton Rocha Paes