Perseverança e Salvação | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Perseverança e Salvação

Texto = Mateus 24:13.

Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo. 

Introdução:

Temos uma facilidade muito grande de não terminar aquilo que começamos principalmente se for algo que custe a nós, tempo, dinheiro ou sacrifício. Somos campeões em quebrar votos, anular contratos, fugir da luta. Porém, no texto lido, encontramos Jesus, orientando os seus discípulos a serem perseverantes até o fim, para poder receber a recompensa pela fidelidade. Vejamos algumas lições sobre a perseverança:

1 – Perseverar nas Provações.

Perseverar nas provações é um verdadeiro desafio para os discípulos de Jesus. Mas, é exatamente nestes momentos que somos aperfeiçoados para cumprir com eficiência os projetos de Deus em nossa vida. Em Mateus 24:9-10 Jesus alertou sobre as dificuldades que iríamos enfrentar dizendo: Então sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome. Nesse tempo muitos hão de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros. Haja o que houver, jamais devemos desistir da luta, mas perseverar a até o fim.

2 – Perseverar dos Enganos Religiosos.

A Bíblia nos adverte em várias passagens sobre o aparecimento de espíritos enganadores. Jesus disse em Mateus 24:5. Porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos. (Hoje no Brasil há mais de 100 pessoas dizendo ser Jesus Cristo). Portanto, vamos buscar o discernimento espiritual, pois: Levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. (Mateus 24:11). Mesmo diante de milagres realizados devemos tomar cuidado e sermos cautelosos. (Mateus 24:23-24). Então se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! Ou: Hei-lo ali! Não acrediteis, porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possíveis, os próprios escolhidos. Pois, a intenção deles é enganar os escolhidos de Deus.

3 – Perseverar contra o Pecado e a Apostasia.

Em Mateus 24:14 Jesus ensina que: E por se multiplicar a iniquidade o amor de muitos se esfriarão. O pecado tem atingido grandes proporções diante de Deus. Hoje estamos como na época de Sodoma e Gomorra, perversão, imoralidade, estupros, violência na família, roubo, corrupção política e religiosa, injustiça social etc. Diante de tantas injustiças e pecados, cumpre-se a Palavra que diz: “O mundo jaz no maligno”. (I João 5:19). É por essa razão que Jesus nos alertou dizendo: Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.

Conclusão:

Não adianta lutar e não permanecer até o final. Precisamos ser fiéis até a própria morte. Precisamos guardar aquilo que temos (nossa fé) para que ninguém roube a nossa coroa (salvação). Que Deus nos abençoe...

 

Ap. Milton Rocha Paes