Prenda Aquilo que te Prende
PRENDA AQUILO QUE TE PRENDE
Texto = Juízes 5:12b. “Levanta-te, Baraque, e leva presos os que te prenderam”.
Introdução:
Quantas pessoas que por mais que pareçam livres, estão presas em seus delitos e pecados. Quantos estão presos em seus traumas interiores, em suas ansiedades, depressões e frustrações. Quantos estão carregando um fardo pesado, que os fazem andarem cabisbaixo sem esperança, sem paz, sem alegria. Quantos que por mais que lutem continuam mais presos do que antes.
Foi na época dos juízes, que Débora a profetiza, falou com um homem chamado Baraque: Levanta-te, e leva os presos que te prenderam. Subjuga os que te subjugaram, amarra os que te amarraram, destrói os que tentaram te destruir, prenda os que te prendiam. Não há vitória mais espetacular do que esta: “prender o que nos prendia”. Isso significa ficar livre dos inimigos internos que tentam nos prender. Vejamos um pouco sobre esses inimigos:
1º Vitória sobre a ira.
Foi exatamente sobre a ira que Deus falou com Caim que ele deveria ter controle, Caim deveria dominar esse sentimento terrível. (Gênesis: 4:6-7). Encontramos na Bíblia recomendações claras para vencermos esse inimigo. (Romanos 12:19-21 e Efésios 4:26). Seja forte, lute e vença a ira...
2º Vitória sobre a inveja.
Alguém disse certa vez que “a inveja é a arma dos incompetentes”. A inveja é algo tão terrível que pode até provocar doenças. (Provérbios 14:30b). Na Primeira Carta do Apóstolo Pedro, encontramos um sábio conselho sobre vencer algumas questões pessoais, dentre elas a inveja. (I Pedro 2:1).
3º Vitória sobre a preguiça.
A Bíblia condena veementemente esse inimigo chamado, preguiça. Pois, a preguiça leva ao desanimo e atrai a pobreza e a miséria, levando a pessoa ao fracasso e a derrota. (Provérbios 6:9; 19:15; 21:25).
4º Vitória sobre o mau gênio.
Precisamos lutar fortemente para dominar o nosso temperamento e o nosso caráter. Existe uma tendência natural em nós de agirmos contrário aos princípios da Palavra de Deus e precisamos nos esforçar para vencer esse mal. (Salmos 139:24; Provérbios 11:21; Mateus 12:33-35).
Conclusão:
Antes encarcerado e subjugado por esses e outros inimigos internos. Agora você é uma pessoa livre. Você conseguiu vencer aquilo que o vencia e te contaminava. Dependa exclusivamente do Senhor Jesus. (Salmos 68:18; João 8:32 e 36).
Ap. Milton Rocha Paes