Provado e Aprovado | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Provado e Aprovado

Texto = Salmos 89:20-21.

20. Achei Davi, meu servo; com o meu santo óleo o ungi.

21. A minha mão será sempre com ele, e o meu braço o fortalecerá.

Introdução:

No caminho da maturidade somos provados e aprovados por Deus. Todas as pessoas que foram chamadas por Deus para um propósito específico, foram identificados e escolhidos pelo próprio Deus. Quando Davi foi escolhido para ser rei de Israel, foi encontrado e identificado por Deus, conforme os textos de (At. 13:22; I Sm. 13:14; I Sm. 16:1 b, 12, 13).

O nome Davi no hebraico significa: Amado. E foi ungido pelo Profeta Samuel.  Porém, para chegar ao nível de maturidade e receber a herança Davi foi provado para depois ser aprovado. Vejamos algumas lições extraídas da vida de Davi:

1 – Davi foi Vítima da Inveja de Saul.

O rei Saul se sentiu ameaçado e tentou puxar o tapete de Davi = I Sm. 18:7-9.

(Alguém já tentou puxar o teu tapete alguma vez...). Saul tentou destruir a vida de Davi = I Sm. 18:10-11. Quantas vezes tentaram destruir o teu ministério, a tua profissão, os teus sonhos, os teus projetos? Davi estava sendo perseguido pelo seu líder... Olha só o que Saul fez; tirou Davi de perto dele... = I Sm. 18:13-14. Saul tinha inveja e medo do êxito de Davi = I Sm. 18:28-29.

2 – Davi teve que Fugir para Preservar a Promessa. 

Davi teve que fugir muitas vezes, para o deserto e para outras cidades... Fingiu-se maluco para preservar a promessa = I Sm. 21:13-15. Refugiou-se e morou um bom tempo na Caverna de Adulão = I Sm. 22:1. Davi estava sendo impedido de exercer o seu ministério, o seu chamado, a sua vocação, o seu trabalho... Quantas vezes você também foi impedidos de exercer o seu ministério, o seu chamado, a sua vocação, o seu trabalho... Como você acha que estava à alma de Davi? (Sl. 142). Encontramos vários Salmos que falam dos seus sentimentos... Mas, apesar de todas as circunstâncias Jônatas acreditava no Ministério e na Unção de Davi = (Aliança). Então, fique tranquilo que sempre vai haver alguém que confia em nós e em nosso trabalho, em nosso ministério...

3 – Davi Enfrentou a Ingratidão dos Seus Liderados.

Pensou somente em avançar e conquistar, esquecendo-se de proteger a sua família = I Sm. 27:8. Inesperadamente houve um ataque dos inimigos = I Sm. 30:1-2. Foi neste período que o imaginável aconteceu = I Sm. 30:4, 6. Davi foi incompreendido pelos seus soldados... Quantas vezes nós já passamos por isso em nossa casa, em nosso ministério, em nosso trabalho... Porém, em meio à crise, Davi busca a direção do Senhor e crê na restituição = I Sm. 30:8.

8. E Davi perguntou ao Senhor: “Devo perseguir esse bando de invasores? Irei alcançá-los?” E o Senhor respondeu: “Persiga-os; é certo que você os alcançará e conseguirá libertar os prisioneiros”.

4 – Davi Soube dar a Volta por Cima. 

Agora Davi havia chegado ao nível de Maturidade que Deus requeria dele e estava pronto para receber a Herança que Deus tinha projetado para ele. O tempo da Restituição em sua vida havia chegado = I Sm. 30:18-19. Davi esperou por 28 anos pela promessa. Ele soube esperar com paciência = Sl. 40:1. Durante todo esse tempo, Davi jamais duvidou das Promessas e da Unção que havia recebido. Agora, o tempo estabelecido por Deus que Davi devia assumir o Trono havia chegado! Davi foi único Rei de Israel que foi ungido três vezes: 1º Ungido pelo Profeta Samuel = I Sm. 16:13; 2º Ungido como rei sobre Judá = II Sm. 2:4; 3º Ungido e Aclamado rei por todo o Israel = II Sm. 5:3.

Conclusão: 

Davi havia assumido a maturidade e estava pronto para receber a herança. O momento de estabelecer os propósitos de Deus havia chegado. Davi conquistou a cidade de Sião, e fez dela a capital do seu reino = II Sm. 5:8. Davi realizou um sonho e trouxe a Arca do Senhor para Jerusalém = II Sm. 6. Então, a Aliança da parte de Deus foi confirmada com Davi = II Sm. 7:8-9.

Ap. Milton Rocha Paes