Qual é o teu Consolo | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Qual é o teu Consolo

Texto = Salmo 119:50.

O que me consola na minha angustia é isto; que a tua palavra me vivifica. 

Introdução:

Existem muitas formas ou formulas de consolo que as pessoas buscam para resolver um problema, aflição, ansiedade, provações que afligem a sua vida. Uns buscam nas drogas, álcool, cigarro, antidepressivos, baladas, um meio para o consolo de sua alma aflita. Mas, a Bíblia nos ensina que o salmista tinha uma grande comunhão com Deus, principalmente no momento das provações, e ele sabia que o verdadeiro consolo para sua alma, viria do Senhor seu Deus, através das promessas que há em sua palavra. E você? Qual é o teu consolo? Vejamos sobre isso:

1 – O Consolo do Cristão vem através da Palavra.

Esse consolo é diferente de outros. A pessoa piedosa conta com a experiência da Palavra, e diz: “Isto é que me consola”. Isto: como algo ao alcance da mão. O salmista não diz aquilo, como se apontasse para algo distante. Mas isto, como algo que estivesse segurando.

A Palavra de Deus vivifica e é cheia de promessas, é nosso consolo. Pois tudo quanto, outrora foi escrito para nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança. (Romanos 15:4).

A Palavra de Deus, é cheia de relatos de Sua bondade, é a confirmação da confiança que depositamos Nele. Penso nos dias de outrora, trago a lembrança os anos de passados tempos. Então disse eu: isto é a minha aflição, mudou-se a destra de Deus. (Salmo 77:5,10).

2 – A Palavra de Deus nos Consola e traz Paz em nosso Coração.

Quando recebemos a Palavra de Deus sentimos consolo e paz em nosso interior. Sentimos uma paz verdadeira em nosso coração. Então, o nosso coração estará mais aberto à oração e nosso espírito estará mais terno, mais voltado para Deus.

A forma de nosso consolo é uma prova de caráter. Alguns contam com suas riquezas. E alguns até se esquecem de Deus. E dizem o que me consola é a minha riqueza. (Lucas 12:19). Outros recorrem a sonhos e visões, fantasia, impressões, pressentimentos, e outras supertições.

Alguns correm para o pecado, a bebida, o jogo, a companhia mundana, a dissipação, as drogas, etc. Outros vão à procura dos colegas para obter conselhos e assistência. Mas a Bíblia diz: Assim diz o Senhor: maldito é o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor. (Jer. 17:5).

Conclusão:

Diante do que exposto, então, perguntamos: Qual é o teu consolo? O que a Palavra de Deus representa para você?

O que me consola na minha angustia é isto: que a Palavra de Deus me vivifica.

 

 

Ap. Milton Rocha Paes