Qualidades na Vida de Jó | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Qualidades na Vida de Jó

QUALIDADES NA VIDA DE JÓ

 

Texto = Jó 1:1.

Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó. Era homem íntegro e reto, que temia a Deus e se desviava do mal

Introdução:

Na Bíblia temos vários exemplos de pessoas que agradaram o coração do Senhor. Dentre eles temos o exemplo de um homem que além de agradar o coração de Deus, o próprio Deus testemunhou a respeito da vida. Este homem era Jó. (Jó. 2:3). Mas o que há de tão especial na vida de Jó? Deus cita quatro qualidades que Jó possuía? Vamos falar hoje sobre essas qualidades, como princípios para agradar a Deus e ser uma benção nesta terra! 

1ª Qualidade: SINCERIDADE.

Deus é apaixonado por pessoas sinceras. Pessoas que são transparentes, que não se escondem que não são hipócritas. (Salmos 37:37). Não importa o que você já fez, não importa quem você já foi. Deus não olha simplesmente para a aparência, mas Deus olha um coração sincero. Queridos discípulos vamos ser sinceros com nossas atitudes e com nosso estilo de vida. Mas principalmente diante do Senhor.

2ª Qualidade: RETIDÃO – INTEGRIDADE:

Ser reto é ser integro, é ser inteiro, é ser completo! Jó possuía essa qualidade, ele não era dividido em seus pensamentos e atitudes. Ele era coerente. Temos que ser desta forma, íntegros em nossos relacionamentos com Deus e com as pessoas. Jamais podemos nos esquecer do ensino de Jesus: sim, sim, ou não, não. (Mateus 5:37). Jó conhecia os princípios de Deus e os cumpria perfeitamente. A sociedade precisa ver esta qualidade em nós, já que se falar hoje em integridade é raro!

3ª Qualidade: TEMER A DEUS:

Temer a Deus não é ter medo de Deus! Muitas pessoas hoje têm essa noção de Deus. Elas só buscam a Deus porque tem medo de ir para o inferno, ou de ser castigada. Mas, essa é uma visão errada a respeito de Deus. Temer a Deus é Respeitar e Honrar! Quando você é um discípulo temente a Deus, você O respeita você dá honra a Ele, em suas atitudes, em seus pensamentos e em suas palavras. Temer a Deus traz sabedoria. Pois, o temor de Deus é o princípio para a sabedoria!

4ª Qualidade: DESVIAR-SE DO MAL:

Jó desviava-se do mal, ele não brincava com o pecado, ele não brincava de servir a Deus. A palavra de Deus diz que temos que fugir da aparência do mal, fugir do pecado, fugir da prostituição, fugir das paixões humanas... Talvez você esteja pensando, mas isso é ser radical. Não! Pois, servir a Deus requer ousadia. Se você sabe que aquilo te faz pecar ou pode te afastar de Deus, fuja! Passe a quilômetros de distância e se fortifique no Espírito! Entenda que o ouro para ficar mais polido tem que passar pelo fogo. 

Conclusão:

Enfim, Jó tinha todas essas qualidades e passou pela prova, permanecendo fiel a Deus. Jó questionou a Deus? Sim, questionou. Mas, não blasfemou e não murmurou. E saiu da prova agradando ainda mais a Deus, e conhecendo ainda mais a Deus. Espero que esta palavra tenha tocado ao seu coração. E que você possa desenvolver as qualidades que Jó desenvolveu sendo aprovado por Deus.

 

Ap. Milton Rocha Paes