Quem é Jesus para Nós?
Texto = Mateus 1:18-25.
Introdução:
Jesus aparece na história aparentemente como qualquer outra pessoa. Nascido de mulher e sujeito à lei conforme Gálatas 4:4. Era descendente da casa de Davi e foi gerado pelo Espírito Santo numa virgem chamada Maria. Maria casou-se com José, um carpinteiro em Nazaré, cidade da Galiléia onde Jesus cresceu. Mas, a pergunta é: Quem é Jesus para nós hoje? Essa pergunta pode ser respondida de maneiras diversas, dependendo da pessoa que responde. Do meu ponto de vista:
1 – JESUS É O FILHO DE DEUS:
A primeira promessa da Bíblia a respeito de Jesus se encontra no livro de Gênesis 3:15. Que diz: Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Da descendência da mulher, nascido de mulher, Deus iria levantar um que pisaria a cabeça da serpente. No livro do Profeta Isaias 7:14 diz: Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal. A virgem conceberá, e dará a luz a um filho, e será o seu nome Emanuel, que quer dizer “Deus conosco”. Foi o Espírito Santo que gerou a Jesus no ventre de Maria. Portanto, Jesus é o Filho de Deus:
2 – JESUS É DEUS CONOSCO:
Esta expressão pode ter várias interpretações.
Plenamente Deus: Jesus não deixou de ser Deus em qualquer momento de sua vida neste mundo e história. (Filipenses 2:6-7).
Deus presente: a vida de Jesus foi à presença concreta, material, histórica (no tempo e espaço) de Deus que é eterno. Demonstrou que Deus não apenas criou o mundo, o homem a natureza; Ele esteve esta e estará presente, participando agindo e dirigindo a história.
Deus entre nós: Deus é um ser relacional. Ele quis e por isso foi necessário se relacionar como homem com todas as realidades humanas, sociais e naturais. Jesus sentiu sede, fome, andou, conversou, teve emoções, foi cidadão, trabalhou viveu em família, participou da religião, etc. (João 1:14).
3 – JESUS É O SALVADOR:
Jesus foi enviado a esta terra com a esta missão: Salvar o homem dos seus pecados. Em Mateus 1:21 diz que “Ele salvará o seu povo dos seus pecados”. E no Evangelho de João 3:17, está escrito: Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele. O próprio Jesus reconhecendo a sua missão disse: Eu não vim para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. (João 12:47). Diante do que a Bíblia nos apresenta, não temos dúvidas de que Jesus é o Salvador.
CONCLUSÃO:
Ao concluirmos este estudo, perguntamos: O que é Jesus para você? O que você acha de Jesus? O que ele pode fazer por você? Será que tem lugar em seu coração para Jesus? Jesus disse: Eis que estou aporta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. (Apocalipse 3:20). Você está disposto a abrir a porta? Pense nisso...
Ap. Milton Rocha Paes