Resplandeça a Vossa Luz | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Resplandeça a Vossa Luz

Texto = Mateus 5:16.

“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que esta nos céus”. 

Introdução:

A maior dificuldade da maioria das pessoas está em relação ao que elas dizem e ao que realmente elas vivem.

Muitas vezes nós não conseguimos viver aquilo que exigimos dos outros. E também pregamos aquilo que nós não vivemos.

Quando lemos os evangelhos, encontramos Jesus vivenciando no seu dia a dia aquilo que realmente ele pregava.

O caráter, o testemunho, a submissão a Deus, as suas obras, só havia um motivo em ser, glorificar ao Pai celestial.

E no texto de Mateus 5:16 encontramos Jesus orientando os seus discípulos a terem uma vida exemplar diante dos homens (sociedade).

E o que deveria motivar esta vida exemplar era o próprio testemunho de vida de Cristo.

Os discípulos deveriam imitar a seu mestre em todas as coisas.

Jesus como luz, exigiu que a sua luz resplandecesse em seus discípulos.

E que tudo o que diziam viver pudessem ser verdadeiramente testemunhado ao mundo. E que Deus pudesse ser glorificado nas suas obras.

Então, perguntamos: E hoje o que Jesus exige de seus discípulos?

1 – Que a Nossa Luz Resplandeça Diante dos Homens.

Luz fala de testemunho:

Se aquilo que dissermos viver condiz verdadeiramente com a nossa vida diária.  Dizemos ser cristãos, mas será que vivemos como cristãos?

Luz fala de caráter:

Mudança da maneira de falar, de negociar, de tratar as pessoas, de viver em família, de honestidade. De evitar todas as formas de pecado.

Luz fala de imitação:

Somos como um planeta que não tem luz própria. (precisam do sol). Mas temos um rei que é a luz do mundo, e que a sua luz reflete em nós.

Todos os que seguem a Cristo tem uma identidade com Ele. Exemplo de Pedro (quando negou a Jesus: “A tua fala te denuncia”).

2 – Que as Nossas Boas Obras Sejam Vistas.

Boas obras falam de frutos:

Se formos boas árvores, precisamos produzir bons frutos. Em I Timóteo 6:18 diz: Que façam o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir.

E em Tito 2:7 diz: Em tudo te dá pôr exemplo de boas obras. Na doutrina mostra integridade e reverência.

E em I Pedro 2:12 diz: O vosso procedimento entre os gentios seja correto, para que naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, observando as vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia de sua visitação.

E em João 15:16 diz: Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça. 

3 – Que Glorifiquemos ao Pai.

1º – Com o Louvor:

No Salmos 22:23 diz: Vós, que temeis ao Senhor, louvai-o! Todos vós descendência de Jacó, glorificai-o! Todas as descendências de Israel temam-o.

2º – Com as boas obras:

Em Mateus 5:16 diz: Para que o mundo veja as vossas boas obras e glorifiquem ao vosso Pai nos céus.

3º – Com muito fruto:

Em João 15:8 diz: Nisto é glorificado meu pai, em que deis muito fruto, e assim vos tornarei os meus discípulos.

4º – Com unidade espiritual:

Em Romanos 15:6 diz: Para que, concordes a uma só voz, glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.

5º – Com inteira consagração:

Em I Coríntios 6:20 diz: Fostes comprados pôr um bom preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito os quais pertencem a Deus.

Conclusão:

Diante do que acabamos de expor, como tem sido a sua vida cotidiana diante do padrão exigido pôr Cristo?

O Espírito Santo nos ajudará a assimilarmos este padrão divino ensinado pela Palavra, fazendo de nós imitadores de nosso mestre amado (Jesus).

 

Abraços,

 

Ap. Milton Rocha Paes