Retrocesso Espiritual | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Retrocesso Espiritual

Texto = Hebreus 3:12. 

Introdução:

Estamos vivendo um período da igreja onde o desânimo, a falta de compromisso, o envolvimento com o pecado, estão tirando as pessoas do caminho do Senhor. Isso nos mostra claramente que as palavras bíblicas que apontam para o fim dos tempos esta se cumprindo fielmente. Jesus havia predito que por se multiplicar o pecado, a iniquidade o amor de muitos iria se esfriar. Vejamos, então, quais as razões que levam a pessoa a um retrocesso espiritual:

1 – A falta de Fé e Seriedade Pessoal.

O retrocesso espiritual começa pela falta do exercício de fé da pessoa. Quando a pessoa deixa de levar plenamente a sério as verdades, exortações, advertências, promessas e ensinos da Palavra de Deus. Leia com atenção os seguintes textos da Palavra de Deus: Marcos 1:15; Lucas 8:13; João 5:44-47; João 8:46. Veja como a Bíblia fala sobre este assunto.

2 – Olhar para as realidades do mundo.

Quando a pessoa começa olhar e absorver as realidades deste mundo, considerando-as mais importantes e fundamentais do que as do reino celestial de Deus. Então, a pessoa começa a deixar discretamente de aproximar-se de Deus e se volta para o mundo. Leia e medite sobre: Hebreus 4:16; 7:19, 25; 11:6.

3 – A aparência enganosa do pecado.

A pessoa se torna cada vez mais tolerante com o pecado em sua própria vida. Começa a achar que nem tudo o que é pecado é pecado. Já não busca mais uma vida de santidade e se torna cada vez mais fraca espiritualmente. Já não ama mais a retidão nem odeia o pecado. Leia o que diz a Bíblia em: I Corintios 6:9-10; Efésios 5:5; Hebreus 3:13.

4 – Pela dureza de coração.

A Bíblia diz que do coração procede à saída da vida e que um coração alegre aformoseia o rosto. E por isso que a recomendação é para não endurecer o coração e não rejeitar os caminhos de Deus, Hebreus 3:8, 10, 13. A pessoa que tem um coração endurecido não faz caso da repetida voz e repreensão do Espírito Santo. Leia: Efésios 4:30; I Tessalonicenses 5:19-22; Hebreus 3:7-11.

Conclusão:

Quando a pessoa age e vive da maneira que descrevemos, o Espírito Santo se entristece; Seu fogo se extingue; Seu templo é profanado; e finalmente o Espírito Santo se afasta daquele que antes servia ao Senhor. Portanto, meus amados e queridos irmãos vamos nos achegar a Deus com confiança e fé. Vamos deixar que o grande amor de Deus nos envolva. 

Que Deus nos abençoe,

 

Ap. Milton Paes