Saguindo a Jesus
Texto = João 6:65-69.
Introdução:
O texto de João 6 mostra os discípulos que, sendo confrontados, abandonam Jesus, o que não devemos fazer, porque como disse Simão Pedro: Para quem iremos? Os ensinamentos de Jesus não agradavam a todos, principalmente os que eram confrontados pelo pecado, mas não queriam mudar de vida. Nesse momento, a Bíblia diz que muitos se retiraram, pois acharam duro o discurso do Mestre. Há discípulos que não aceitam ouvir a Palavra de vida, abandonam Jesus e o líder que está sobre eles. Vejamos algumas lições de como devemos seguir a Jesus:
1 – Com Maturidade.
Jesus, vendo toda aquela situação, olhou para a sua equipe de líderes e perguntou se também iriam embora como os outros discípulos haviam feito. Então Pedro respondeu ao Mestre que eles permaneceriam, pois só Jesus tinha as palavras de vida eterna. A postura de Jesus como Líder foi tremenda, agiu com maturidade. Perguntou a sua equipe o que eles pretendiam fazer. Que ensinamento! Quantos líderes que têm desistido da caminhada, por causa de alguns abandonos. Se essa é a sua história, faça como Jesus, prossiga com os que ficaram, aguardando os que ainda virão. Quando a equipe tem maturidade, deve saber ouvir, obedecer e mudar, caminhando com o líder em maturidade e respeito, jamais se rebelando.
2 – Com Humildade.
É preciso ter humildade na hora do confronto. O confronto é a única forma de haver mudança genuína. E quando você se transforma num discípulo maduro, não abandona o líder ou o Pastor por causa de uma palavra de confronto. Você precisa entender, que por mais difícil que seja, o confronto é uma bênção, o confronto é semente para a cura. Todas as pessoas confrontadas, que decidem ouvir e obedecer, são curadas.
3 – Com Uma Visão Clara.
Todo o seguidor de Jesus precisa ter uma visão clara daquilo que o seu Mestre ensinou. Precisa ter a unção de Deus sobre a sua vida. A unção, além de quebrar o jugo na vida das pessoas, também conduz a uma visão clara, permitindo que a pessoa caminhe sem perder a direção. E todos que não desistem e não perdem a direção são abençoados e honrados no lugar onde estão plantados. Os que desistem e perdem a direção não são abençoados, pois abandonam a unção e param no meio do caminho, antes de ver cumprida a bênção do Senhor em suas vidas. E este não foi o Modelo ensinado por Jesus.
Conclusão:
O verdadeiro líder precisa ter em suas mãos o cajado e a vara, como diz o Salmo 23. O caráter nasce com vara e cajado. É na hora do confronto e do apascentamento, usando a vara e cajado, que descobrimos quem quer continuar conosco ou desistir. Mas, não se preocupe, pois sempre haverá alguém que responderá que quer permanecer fiel seguindo a Jesus. Porque reconhece que você é um líder de Deus. Você é mais que discípulo, você é um Modelo de Jesus. Prossiga sua caminhada de êxito, independente do que vier.
Que Deus nos abençoe,
Milton Rocha Paes