Segredos da Oração | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Segredos da Oração

SEGREDOS DA ORAÇÃO 

Texto = Salmos 51:1-19.

Introdução:

Quando se perde alguma coisa que é importante para nós, usamos todas as possibilidades para termos novamente aquilo que foi perdido. Normalmente as perdas deixam um sentimento de tristeza e angústia em nosso coração. No entanto, quando somos restituídos, somos tomados por um sentimento de alegria que nos contagia e aos demais que estão ao nosso lado. Davi havia pecado e isso o afastou da presença de Deus, perdendo a alegria da salvação. Porém, Davi descobriu alguns segredos da oração. Vejamos quais são os segredos da oração:

1º Segredo – Confessar seus Pecados.

Davi confessou seus pecados e reconheceu a sua natureza pecaminosa ao dizer: “Pequei contra ti, contra ti somente pequei”. (Sl. 51:3-5). A Bíblia revela que o pecado é uma deformidade universal da natureza humana, deformidade que se manifesta em cada pormenor da vida de cada pessoa. O pecado é descrito na palavra como rebelião contra a santidade de Deus. Davi, sabendo desta realidade confessou seus pecados, pois, a confissão dos pecados traz o perdão e a benção de volta. (Ler Provérbios 28:13 e I João 1:7).

2º Segredo – Reconhecer a necessidade de ser transformado.

Ao dizer: “Cria em mim, ó Deus um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável”. (Sl. 51:10). Davi percebeu que precisava de transformação. A religião não tem poder de mudar uma pessoa para sempre, mas Deus tem. (II Cor. 5:17). Todos devem buscar em Deus uma vida transformada, porque em nós mesmos somos incapazes de viver de acordo com a vontade de Deus. Deus vai intervir em sua vida como na vida de Davi e transformar a derrota em vitória, a conduta errada em vida santa e abençoada.    

3º Segredo – Compreender que precisa do Espírito Santo.

O Espírito Santo proporciona força e poder para vencermos as lutas e as dificuldades do dia a dia. No verso 11 ele diz: “Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Espírito Santo”. As conquistas de Davi somente foram possíveis mediante a ação sobrenatural do Espírito Santo de Deus. Assim, também, acontece conosco, somente seremos vitoriosos quando compreendermos que precisamos do Espírito Santo agindo em nós. O seu bem estar depende da presença e domínio do Espírito Santo intercedendo por você. (Rm. 8:26).

4º Segredo – Entender que a Obediência e a Humildade valem mais que Sacrifício.

“Pois não te comprazes em sacrifício; do contrário eu tos daria; e não te agradas de holocaustos”. (Sl. 51:16-17). Davi depois de passar por uma crise de comportamento, agora volta a entender a necessidade da ação como algo mais importante que a prática religiosa. Jesus disse que a obediência é a única forma de sermos seus amigos. (Jo. 15:14). Deus honra com prazer os humildes. (Provérbios 29:23).

Conclusão:

A oração de Davi é o modelo de oração a ser seguido por nós. Se colocarmos em prática os segredos da oração apresentados por Davi neste Salmo, com certeza teremos uma vida restaurada e vitoriosa.

 

Ap. Milton Rocha Paes