Ser Cidadão | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Ser Cidadão

Texto = Romanos 13:1-7.

Introdução: 

Hoje pensaremos sobre a nossa vida de discípulo de Jesus como cidadãos responsáveis, que têm direitos e obrigações diante do estado, diante das leis. Chamamos isso de cidadania. O discípulo, assim como seu mestre, Jesus (Mt. 22:15-22), busca conhecer e obedecer às leis para não infligi-las e nem ser ludibriados em seus direitos. Vejamos algumas lições sobre ser cidadão:

1 – Informa-se do Contexto Social e Político.

Nosso país tem sofrido muito por causa da corrupção. Quanto dinheiro desviado, subornos, mentiras! Quanta sujeira! Não podemos ser coniventes de nenhuma atividade que envolva corrupção. Algumas igrejas se comprometem com políticos para ganhar terrenos, materiais de construção e outros benefícios em troca de votos. Isso é suborno! E suborno é crime e corrupção! Um cidadão com consciência política toma atitudes importantes e analisadas, que dizem respeito a ele próprio e ao país.

2 – Intercede pelas Autoridades.

Existe uma recomendação bíblica para interceder pelas autoridades (I Tm. 2:1-4). Você faz isso com frequência? É fácil criticar, todos estão criticando, mas quem está intercedendo? Ore por todos os governantes. Eles, mais do que nunca, precisam das nossas intercessões, para serem colocados na presença de Deus em oração. Coloque esse desafio em seu coração! Siga a recomendação bíblica. Ore por aqueles que estão investidos de autoridade.

3 – Obedece às Autoridades.

1º – Porque foram instituídas por Deus. (Romanos 13:1).

Foi Deus quem as ordenou. A Bíblia diz que não há autoridade que não proceda de Deus. Aquelas que existem foi Deus quem as colocou, e nós devemos obediência a elas. Quem obedece está obedecendo a Deus.

2º – Quem não obedece, peca contra Deus. (Romanos 13:2).

Quebrar uma lei ou desobedecer às autoridades é pecado contra Deus. É claro que nossa obediência irrestrita vai até onde não são feridas as questões relacionadas à fé Cristã. (Atos 5:29). O governo é para representação de Deus e não para a Sua substituição.

Conclusão.
Querido discípulo, não se acomode em relação a uma vida civil indiferente. A Palavra de Deus não aprova a vida apática. Lembre-se que sua vida cristã deve ser exemplo para os outros. É responsabilidade de cada um de nós! Votar consciente!

Que Deus nos abençoe,

Ap. Milton Paes