Ser Mordomo | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Ser Mordomo

Texto = Mateus 25:14-30.

Introdução:
O princípio da mordomia é ensinado por Jesus. Tudo o que vemos e tocamos pertence a Deus. Cabe a cada um de nós cuidar e administrar, fazendo tudo para a sua glória. Deus nos empresta tudo que é dele, enquanto estamos aqui. Tudo que existe já era propriedade de Deus antes que você nascesse, e Deus o emprestará a outra pessoa depois que você morrer, (I Cr. 29:11-14). “Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele” (I Tm. 6:7). Vejamos algumas lições:

1 – O Homem foi criado para ser Mordomo. (Gn. 1:27-28; 2:15).

Quando Deus criou Adão e Eva, confiou a eles os cuidados de sua criação e os nomeou mordomos de sua propriedade. O primeiro serviço que Deus deu ao homem foi cuidar das coisas dele na terra, e dessa função, jamais foi exonerado. Assim como alguns animais correm, outros saltam, alguns escavam e outros voam, você foi chamado por Deus para ser um discípulo-mordomo.

2 – Ser Mordomo é ser Administrador, não dono. (I Co. 4:2).

Imagine que um amigo lhe empresta uma casa de veraneio. Então diz, “sinta-se à vontade”. Sua família e você vão utilizar todas as dependências, além dos utensílios da casa, mas, ela não pertence a vocês, por isso, tomarão o maior cuidado com tudo. Vão usufruir o conforto, mas não são proprietários da casa. É assim que acontece com a nossa vida. O mordomo recebe a confiança do seu Senhor, e o que se exige dele? Que seja fiel ao seu Senhor.

3 – Ser Mordomo é ser Capacitado para cumprir a Tarefa. (Mc. 3:14).

Na parábola dos talentos, o texto nos informa que o Senhor distribuiu os talentos “a cada um segundo a sua própria capacidade” (Mt. 25:15). Esta palavra capacidade é a tradução de dynamis, que significa “poder para realizar”. Isto nos ensina que o discípulo-mordomo tem a qualidade necessária para cumprir a sua tarefa. Não sabemos o que Deus usa para medir a capacidade de cada um. Pode ser que Deus observe a nossa fidelidade, honestidade, emoções, maturidade, conhecimento, amor, , esperança, etc. Só sabemos que Ele nos conhece, por isso podemos ter certeza que temos a capacidade para realizar a tarefa que Ele nos está confiando.

4 – Ser Mordomo é ser Responsável, por aquilo que recebe. (Mt. 25:14-22).

Na parábola dos talentos, um homem de negócios confiou sua riqueza aos cuidados dos servos, enquanto estava fora. Quando retornou, avaliou a responsabilidade de cada servo e recompensou a cada um conforme a fidelidade e disposição. Moralmente, o discípulo é chamado à santidade, e dinamicamente ele é chamado para ser discípulo-mordomo. Isso significa que tudo que você faz, mesmo uma simples tarefa diária, tem implicações eternas. Por isso, se você não estiver disposto a ser fiel no pouco, Deus não lhe dará uma tarefa maior.

Conclusão:

Pensar que você nada pode fazer no Reino de Deus é quase tão arrogante quanto pensar que pode fazer tudo. Se você for um discípulo-mordomo fiel ao Senhor, Deus promete três recompensas na eternidade (Mt. 25:21).

1 – Você receberá o reconhecimento de Deus: “Muito bem, servo bom e fiel”.

2 – Você receberá uma promoção: “Foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei”.

3 – Você será honrado: “Entra no gozo do Teu Senhor”.

Jesus disse: “Se alguém me servir, o Pai o honrará” (Jo. 12:26).

Que Deus nos abençoe,

 

Ap. Milton Paes