SER PACIENTE | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

SER PACIENTE

SER PACIENTE

 

Texto = Tiago 5:7-8.

7- Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia.

8- Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima.

 

Introdução:

Vivemos em uma sociedade onde a ausência de paciência é muito grande. As pessoas correm de um lado para outro e vivem sempre apressadas. Normalmente o acúmulo de atividades, as metas a cumprir, os alvos que precisam ser atingidos e os inúmeros compromissos agendados fazem com que as pessoas tenham falta de tempo. E tudo isso leva as pessoas a serem impacientes. Porém, a Bíblia nos recomenda a sermos pacientes.  

 

1 – Ser Paciente é Fruto do Espírito.

Escrevendo aos irmãos da igreja de Gálatas (Gl.5:22), o apóstolo Paulo ao descrever sobre o fruto do Espírito fala sobre a longanimidade que quer dizer virtude de se suportar com firmeza contrariedades em beneficio de outrem; paciência, resignação com que se suportam contrariedades e dificuldades. Ser paciente nos leva a caminhar uma segunda milha sem perder o foco e sem perder a direção, conforme o texto de Tiago 5:7.

 

2 – Ser Paciente é Uma virtude.

Tiago usa a figura do agricultor que espera pacientemente até a semente nascer, crescer e frutificar. E para que isso aconteça leva-se um determinado tempo, pois a planta precisa de sol e chuva, e tempo favorável para o seu desenvolvimento. Mas, o agricultor tem essa virtude “Ser Paciente”, pois sabe que a recompensa vem. Isso nos desafia e nos motiva a sermos pacientes independentemente das circunstâncias que tiver que passar.  

 

3 – Ser Paciente é Confiar em Deus.

No Salmos 40:1 Davi descreve sobre ser paciente ao dizer: Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Quando confiamos no Senhor de todo o nosso coração não nos frustramos, pelo contrário somos fortalecidos na esperança de que Deus jamais falhou e jamais falhará. Por isso mesmo a recomendação bíblica é: Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e Ele tudo fará. (Sl.37:55). 

 

4 – Ser Paciente é Viver as Promessas.

Tanto os patriarcas como os profetas do passado, pela fé viveram as promessas de Deus para a vida deles, conforme Tiago 5:10. Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor.  Um dos grandes exemplos de paciência foi Jó, e a Bíblia descreve sobre as promessas de Deus sobre a vida dele: Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso, (Tiago 5:11).

 

Conclusão:

Portanto, tenhamos esse fruto do Espírito “paciência”, para alcançarmos os propósitos de Deus para a nossa vida e cumprir a missão para a qual nós fomos chamados.

 

Ap. Milton Rocha Paes