Sobre a Ceia | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Sobre a Ceia

                                                    DO TRIGO AO PÃO

 

 

Texto = Mateus 13:24-30. 

Introdução: 

A Palavra de Deus sempre nos identifica com Cristo. E foi Jesus quem disse que devemos ser sal e luz.

 Em Mateus 13:24-30, encontramos Jesus ensinando verdades espirituais através da parábola do trigo e do Joio.

 O campo é o mundo.  Os filhos de Deus são trigos. O joio os filhos do maligno.

 O joio é uma imitação do trigo. Quando esta em crescimento ninguém consegue separar com segurança qual é joio e qual é trigo. 

 Mas, quando amadurecem e produzem frutos são identificados com facilidade. 

 O joio pode até parecer-se com o trigo, mas sua semente não é trigo. O joio não produz pão, o joio não serve como alimento.

 O trigo é um alimento universal todos os povos se alimentam de pão. Jesus é o Pão do céu que dá vida aos homens.

 O trigo também são os filhos de Deus, que tem em seus corações a presença do Pão Vivo (Jesus) e recebe a incumbência de alimentar o mundo com a Palavra de Deus.

 

DA SEMENTE ATÉ O PÃO HÁ UM PROCESSO... 

 

1 – O TRIGO É CORTADO DO SOLO. 

Suas raízes são desligadas, separadas.

Quando a colheitadeira passa ela separa as hastes do trigo de suas raízes, ou no trabalho manual o agricultor ao cortar o trigo com um ferro de corte.

 A Bíblia diz que Jesus passou por esse processo. Pela opressão e pelo juízo foi arrebatado; e quem dentre os da sua geração considerou que ele fora cortado da terra dos viventes, ferido por causa da transgressão do meu povo? (Is. 53:8).

 

 2 – O TRIGO É BATIDO PARA SOLTAR-SE DA PALHA.

O trigo entra na trilhadeira, passa entre ferros para soltar-se se suas hastes, o trigo é separado a palha é lançada para fora, cai por terra.

 Muitas coisas tentam nos acompanhar na vida cristã, e a perca destas coisas muitas vezes nos causam dor. 

Às vezes é duro se livrar das palhas.

 Isso nos faz lembrar, das palavras de Jesus que disse: Buscai primeiramente o reino de Deus e a sua justiça.

 

 3 – SEPARADO DA PALHA O TRIGO VAI AO MOINHO.

É necessário o trigo passar pelo moinho, para que através das engrenagens a casca se solte e fique somente o grão limpo, até se tornar branco.

 Assim, também, nos ensina o Apóstolo João ao dizer: Somente o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado. (I João 1:7).

 

 4 – LIMPO DA SUA CASCA, O TRIGO É MOÍDO.

São necessários os grãos limpos se transformarem em farinha. Se tornando num pó fino e macio. 

 É neste momento que começa aparecer à farinha, tão desejadas pelas pessoas. Há dois tipos de farinhas. 1- comum. 2- especial.

 

A Bíblia diz que o povo de Deus é um povo especial: O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras. (Tito 2:14).

 O Profeta Isaias falou a respeito desse momento na vida de Jesus: 

Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades: O castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. (Is. 53:5).

  

5 – PRECISA SE DEIXAR AMASSAR.

O processo de amassar exige-se esforço e dedicação até ficar no ponto certo.

 Até parece com o processo do oleiro amassando o barro... Poderá o barro dizer ao oleiro, faça-me assim, ou assim, o oleiro tem poder sobre a massa. (Jeremias 18:6).

  

6 – AMASSADO O PÃO PRECISA IR AO FORNO.

Pão só se torna pão depois de assado. O pão só é pão depois de ter ficado em um forno em alta temperatura. (250 a 300 graus).

 O ouro quanto mais provado no fogo mais puro e valor ele tem. Quanto mais quente o forno mais forte fica o vaso.

 Só depois de ser pão é que os cristãos podem alimentar o mundo faminto da Palavra de Deus.

 

CONCLUSÃO: 

O Pão Azmo. O Pão Pascal. O pão sem mistura, sem fermento.

Quantos pães fermentados, que crescem por uma reação química, contrariam a sua natureza.

Quantos pães levedados, que contaminam toda a massa. I Cor. 5:7-8; Gal. 5:9.

Quantos pães de aparências, inchados que representam o que não são.

O mundo precisa de um pão puro, sem mistura, um pão simples, mas que venha alimentar verdadeiramente o homem.

 

Cristo é o pão do céu, que pode alimentar o homem.

 

                                                                                                                         

                                                                                Ap. Milton Rocha Paes