Soldado do Reino | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Soldado do Reino

Texto = II Timóteo 2:3-4.

Introdução:

Em nosso país, quando completam 18 anos os jovens têm uma obrigação com a pátria: “O alistamento Militar”. Entretanto, existem aqueles que desejam servir a pátria e seguir a carreira militar, e existem também, aqueles que preferem ser dispensados desta obrigação imposta pelo governo brasileiro. Nesta época, o jovem tem grande expectativa quanto à resposta ao seu alistamento: não sabe se será convocado para servir ou será dispensado. Dentro do aspecto espiritual, Deus também faz uma convocação. Diferentemente da convocação militar de um país, esta não é somente para os jovens, nem somente para os homens, e, sim, para homens e mulheres de todas as idades. Vejamos algumas lições para os convocados ao exército de Deus:

1 – Há Guerra Espiritual. (Efésios 6:12).

Deus pretende que o Seu povo redimido e reconciliado viva em união, paz, harmonia e pureza. Porque os poderes do inferno espalham entre o povo de Deus sementes de discórdia, de maldade, de impureza, de pecado. E é contra esses poderes que somos ordenados a guerrear.

2 – Há Guerra contra a Carne. (Hebreus 12:4 e Gálatas 5:17).

A ideia principal deste ponto é que existe uma luta contra o pecado, uma guerra contra a vontade de satisfazer a carne. Neste ponto, devemos nos perguntar: “quanto tenho lutado contra o pecado na área sexual, na área financeira, etc.” Será que tenho sido obediente e submisso a meus pais, as autoridades da igreja, a Palavra de Deus? (Colossenses 3:5-6).

3 – Há Guerra para evangelizar. (II Timóteo 2:10).

Jesus nos convoca a guerrear pregando o evangelho, fazendo discípulos de todas as nações, (Mateus 28:18-20). Quantas vezes nós somos desafiados a falar de Cristo para um colega na escola, na faculdade, no serviço, no lazer com amigos, e simplesmente parece que somos impedidos, não conseguimos falar abertamente de Cristo! É claro que isto é guerra! Nosso desafio é: “Falar de Jesus abertamente”.

4 – Há um Comandante Geral. (Salmos 46:7 e 11).

A expressão: “Senhor dos Exércitos”, aparece na Bíblia cerca de 258 vezes. Se a Bíblia faz tantas declarações a respeito do senhorio do nosso Deus, isto nos indica algo muito importante. Quem convoca para este alistamento é o “SENHOR DOS EXÉRCITOS”, não é qualquer senhor, é o Deus Todo-Poderoso, que é capaz de destruir Seus inimigos, (Salmos 2:9). Portanto, nosso desejo mais profundo deve ser o de agradar esse “SENHOR” que nos alistou para o Seu Exército.

Conclusão:
Atender a essa convocação de Deus é descobrir, analisar e compreender as características que Ele requer dos alistados em Seu exército. Colocá-las em prática fará com que nos tornemos “Discípulos Soldados” numa guerra cujo resultado final é a vitória, pois ela já foi conquistada na cruz e transmitida aos alistados por Deus. Então, vamos conquistar!

Que Deus nos abençoe,

Ap. Milton Paes