Testemunhar
TESTEMUNHAR
Queridos discípulos de um novo tempo nós fomos chamados para abençoar e precisamos entender o que é “testemunhar”, e nesta meditação semanal quero enfocar este assunto.
Pronunciada a sentença de morte, os bispos vestiram o preso de hábito sacerdotal, e, enquanto recebia as vestes de padre, disse: Nosso Senhor Jesus Cristo estava, por escárnio, coberto com um manto branco, quando Herodes o mandou conduzir a Pilatos.
Sendo de novo exortado a retratar-se, replicou, voltando-se para o povo: Com que cara, pois, contemplaria os céus? Como olharia para as multidões de homens a quem preguei o evangelho puro? Não! Aprecio mais a salvação do que esse pobre corpo, ora destinado à morte!
As vestes foram removidas uma a uma, pronunciando cada bispo uma maldição ao realizar sua parte na cerimônia. Finalmente, puseram-lhe na cabeça uma carapuça ou mitra de papel, em forma de pirâmide, em que estavam desenhadas horrendas figuras de demônios com a palavra “Arquiherege” bem visível na frente.
João Huss disse: Com muito prazer levarei sobre a cabeça, esta coroa de ignomínia, por teu amor, Jesus, que por mim levaste uma coroa de espinhos.
Quando ficou assim trajado, os prelados disseram: Agora, votamos tua alma ao diabo.
João Huss erguendo os olhos ao céu disse: E eu, entrego o meu espírito em Tuas mãos, ó Senhor Jesus, pois tu me remiste.
Foi então entregue às autoridades seculares, e levado para fora, ao lugar da execução. Imenso séquito o acompanhou: centenas de homens em armas, padres e bispos em seus custosos trajes e os habitantes de Constança. Quando estava atado ao poste, e tudo pronto para acenderem o fogo, o mártir uma vez mais foi exortado a salvar-se, renunciando seus erros.
João Huss disse: A que erros? Invoco a Deus para testemunhar que tudo que escrevi e preguei, assim foi feito com o fim de livrar almas do pecado e da perdição, e, portanto, muito alegremente confirmarei, com meu sangue, a verdade que escrevi e preguei.
E quando as chamas começaram a envolvê-lo, começo a cantar: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim. E assim continuou até que sua voz silenciou de uma vez para sempre.
A Bíblia diz: Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós. (Mateus 5:11-12).
Portanto, sejamos abençoadores de vidas.
Um abraço fraterno,
Ap. Milton Rocha Paes