Toda a Escolha traz uma Renúncia | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Toda a Escolha traz uma Renúncia

Texto = Lucas 14:33.

"Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo".

Introdução:

No português simples, renunciar é abrir mão de algo momentâneo e transitório, para desfrutar de algo permanente. Por exemplo, quando escolhemos fazer carreira em algum órgão publico, para passar no concurso é necessário dizer “não” para algumas horas de sono, entre outras coisas, por um período de tempo, até que se alcance o objetivo, qual seja, passar no concurso. Dizemos “não” para momentos de lazer e descanso para dizer “sim” a uma estabilidade e melhor condição financeira. Um período de renúncia traz a recompensa do objetivo alcançado. 

Quando falamos da vida eterna ao lado de Deus, o esforço requerido não é periódico nem simples, por isso, é preciso estar convicto e ciente dos desafios para estar na Gloria de Deus. Jesus em Lucas 14:27-32 faz uso de três parábolas para dizer que o preço para ser seu discípulo é alto.

Em Lucas 14:33, Jesus diz que: nenhum de nós pode ser seu discípulo se não deixarmos tudo o que temos para segui-lo. Isso nos faz pensar que toda a escolha traz uma renúncia. Vejamos algumas lições:

 

1º O que se deve renunciar?

a)    A tudo que possui (família, bens, emprego, etc.). Em Lucas 14:26 diz: Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.

b)    A si próprio (ego, prazeres da carne, ódio, contenda, maledicência, desamor, competição, orgulho, inveja, inimizade). Em Lucas 9:23 diz: E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.

c)    As coisas do mundo (agenda social, compromissos seculares). Em João 6:38 diz: Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

 

2º Porque devemos renunciar?

a)    Para ser livre do pecado. Em Lucas 5:27-32 diz: E, depois disto, saiu, e viu um publicano, chamado Levi, assentado na recebedoria, e disse-lhe: Segue-me. E ele, deixando tudo, levantou-se e o seguiu.
E fez-lhe Levi um grande banquete em sua casa; e havia ali uma multidão de publicanos e outros que estavam com eles à mesa.
E os escribas deles, e os fariseus, murmuravam contra os seus discípulos, dizendo: Por que comeis e bebeis com publicanos e pecadores? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Não necessitam de médico os que estão sãos, mas, sim, os que estão enfermos;
Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento.

b)    Para alcançar e manter a santidade. Em Daniel 1:8 diz: E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.

c)    Para ser discípulo de Jesus. Em Lucas 14:25-27 diz: Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.
E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo.

 

3º Qual a recompensa da renúncia?

a)    Comunhão com Deus. Em Marcos 3:35 diz: Porquanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe.

b)    Tesouro no céu.      Marcos 10: 29,30

c)    Tesouro na terra.   

 

Marcos 10:29-30 diz: E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho,
Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna.

Conclusão:

Somos tentados todos os dias a colocar nossos interesses em primeiro lugar em nossos pensamentos e ações. Quando não entendemos a vida eterna, devido ao elevado preço para ser discípulo, não nos sentimos motivados a diariamente negarmos a nós mesmos renunciando nossa própria personalidade. Somente quem entendeu a vida eterna sabe o seu valor e tem convicção e perseverança suficiente para buscá-la. A conquista da vida eterna é um crescer gradativo galgado de renúncia em renúncia.

O que você tem renunciado? O que você gostaria de renunciar em sua vida?

Apresente seu desafio para Jesus. Abra seu coração para Ele. Peça a ajuda do Senhor para alcançar o nível de desapego e renúncia que tem paralisado seu crescimento como discípulo. Peça a Jesus que sonde os porões da sua alma e te de força para renunciar o que te afasta das recompensas do Senhor. Humilhe-se diante do Senhor e solicite a sua misericórdia, pois sabemos que sem Ele não será possível chegar onde precisamos chegar.

Não importa em que parte do processo você está. Jesus te conhece e te chamou assim como você está. Ele pode não gostar de quem você é hoje. Mas Ele te chamou porque Ele sabe quem você será. Não desista. Jesus vai terminar a obra que começou em você. Basta que fique com Ele até o final.

Que Deus te abençoe.

 

Ida Agner Milleo