Tu, Porém... | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Tu, Porém...

Texto: II Timóteo 3:10-17.

Introdução:

  • Timóteo foi desafiado pelo seu discipulador a ter comportamento aposto aos de sua época a fim de manter sua fidelidade a Deus.
  • Timóteo foi chamado para ser diferente: “Tu, porém”.
  • Ainda que muitos no tempo de Timóteo vivessem fora dos padrões bíblicos, ele deveria ir em frente, seguindo o exemplo de seu discpulador.
  • “Tu, porém”; é o desafio para cada discípulo.

 

1 – TU, PORÉM: É CHAMADO PARA SER DIFERENTE.

  • A sedução pelos desejos de nossa carne tenta nos impedir de ser diferente.
  • A forte pressão do mundo e as astutas ciladas do maligno nos convidam para que vivamos de acordo com o mundo.
  • Com isso, perdemos o foco de ser “luz do mundo” e “sal da terra”, como discípulos de Jesus.
  • John Stott escreveu: “Mas a cada passo a palavra de Deus nos alerta a permanecermos inabaláveis”.

 

2 – TU, PORÉM: DEVE SEGUIR O ENSINO BÍBLICO.

  • A exortação não visa somente o ensino teórico, mas o exercício, a prática do que foi aprendido.
  • Na expectativa de que seu aluno perceba que o ensino foi transmitido com sinceridade (vs. 10).  Tu, porém, tem seguido, de perto, o meu ensino, procedimento, propósito, fé, longanimidade, amor, perseverança.
  • Paulo também envia Timóteo aos seus primeiros contatos com as Escrituras, através do ensino e do exemplo de piedade vivida por sua mãe e por sua avó (II Tm. 3:14-15).

 

3 – TU, PORÉM: PRECISA BUSCAR VIDA CRISTÃ SADIA.

  • No entendimento do Apóstolo Paulo, fé, amor, longanimidade e paciência são alguns dos elementos necessários, para termos uma vida cristã sadia.
  • Elementos esses que foram comunicados através da vida ministerial de Paulo a Timóteo.
  • De certa forma, Paulo exalta Timóteo, por ser aquele que imitava essas virtudes.
  • Na convivência como família de Deus, nem sempre compreendemos alguns de seus membros, mas a Bíblia diz que devemos estar sujeitos: “Uns aos outros no temor de Cristo” (Ef. 5:21).
  • E o amor genuíno, para o bem da glória de Deus e da causa santa, “tudo suporta” (I Co. 13:7).

 

4 – TU, PORÉM: É VENCEDOR COM CRISTO.

  • Sabemos que as aflições pelas quais passamos têm um fim vitorioso, se formos fiéis a Cristo.
  • Isso é uma consolação que ameniza dores ou provações.
  • O fato da presença de Deus em nossas lutas significa certeza de vitória sobre todas elas.
  • “Deus é nosso refúgio e fortaleza socorro bem presente na angústia” (Sl. 46:1).
  • Paulo e Timóteo experimentaram aflições na vida ministerial.
  • Portanto, nós também como filhos de Deus, podemos aprender com suas experiências e, da mesma forma, permanecer firmes com Cristo.

 

CONCLUSÃO:

  • Diante de tudo o que foi exposto, nós faremos a vontade do Senhor, seguiremos os melhores exemplos que glorifiquem a Deus ainda que isso nos conduza a algum tipo de sofrimento.
  • Nós, porém, permaneceremos na Palavra de Deus, empregando-a como um manual para nossa vida. Amém!

 

Milton Rocha Paes