Um Líder Chamado por Deus - parte 1
Texto = Êxodo 3:4.
E vendo o SENHOR que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui.
Introdução:
Para cada ministério Deus chama o homem certo. E depois de prová-lo, o comissiona para realizar a tarefa, provendo os meios necessários para isso.
Moisés significa: “Tirado” (certamente em alusão ao fato dele ter sido retirado da água). Era filho de Anrão e Joquebede, da tribo de Levi (Nm.26:59). Moisés foi o líder espiritual de Israel e também o seu legislador. O povo de Israel achava-se escravo no Egito sob o poder de Faraó. Chegara o tempo de cumprir-se a Palavra de Deus, segundo Êx.15:16 e Dt.8:4-5. Somente Deus podia libertar Israel, tão forte era o poder de Faraó. Para isso Deus serviu-se de um instrumento humano chamado Moisés, que não somente tirou o povo do Egito, mas também o conduziu às fronteiras da Terra Prometida.
1 – O Preparo de Moisés. (Êx.3:1).
Todos os homens a quem Deus usou estavam ocupados e trabalhando quando foram chamados. Vejamos alguns exemplos bíblicos: Amós cuidava de gado (Am.7:15); Gideão malhava trigo (Jz.6:11); Samuel começou como porteiro da casa do Senhor quando ainda menino (I Sm.3:15); Saul procurava animais perdidos (I Sm.9); Davi apascentava o rebanho (I Sm.16:11); Eliseu estava arando a terra (I Rs.19:19); Neemias era copeiro do rei (Ne.1:11); Daniel era um dos assistentes do rei (Dn.1:19); Pedro e André estavam pescando (Mt.4:18-20); Mateus estava ocupado na coletoria (Mt.9:9).
Muitas dessas ocupações eram simples e humildes, mas quem deseja e pensa fazer grandes coisas para Deus, deve antes saber fazer coisas pequenas e simples (Lc.16:10-11). Moisés cuidava de ovelhas quando Deus o chamou. Foi uma boa experiência para ele, visto que estava sendo chamado para ser o pastor de Israel. O mesmo aconteceu com Davi.
1º O preparo de Moisés no lar. (Êx.18:2-4).
Sua experiência como marido e pai de dois filhos, Gerson e Eliézer, certamente despertaram em Moisés sentimentos de compaixão, paciência, brandura, bondade e mansidão. Isto foi de grande valor para ele quando mais tarde a petulância e a murmuração dos israelitas foram ao extremo.
A Bíblia adverte que o obreiro não deve ser neófito, inexperiente, imaturo, para que não caia na condenação do diabo (I Tm.3:6).
2º O preparo de Moisés no deserto. (Êx.3:1).
Moisés viveu no palácio como príncipe real durante seus primeiros 40 anos (At.7:13). Os próximos 40 anos ele viveu no deserto, não muito longe do Sinai, aonde mais tarde conduziria o povo de Deus (At.7:29-30). Seus últimos 40 anos foram dedicados à liderança do povo de Deus, tirando-o da servidão do Egito e conduzindo-o à entrada de Canaã (Nm.14:33). Ele viveu 120 anos (Dt.34:7), divididos em três períodos de 40 anos cada.
Continua...