Um Líder Chamado por Deus - parte 2
2 – A Chamada de Moisés. (Êx.3:2-10).
1º A sarça ardente. (Êx.3:2-4).
Tratava-se da sarça comum, como outras que havia no lugar, só esta ardia sem ninguém ter-lhe ateado fogo e, ardendo, não se consumia. A sarça aqui referida é um pequeno arbusto formando moitas. O que causou pasmo a Moisés é que a sarça continuava a queimar, mas não se consumia. A verdade é que o fogo era sobrenatural, da parte de Deus e que o seu anjo estava no meio do fogo.
2º O método da chamada Divina. (Êx.3:4).
Deus, ao ver que Moisés se virava maravilhado para contemplar a sarça que não se consumia, chamou-o do meio do fogo. Deus o chamou pelo nome, só que neste caso o nome foi repetido: Moisés, Moisés! Deus costuma falar assim quando se trata de algo muito urgente; muito importante ou muito sério. Abraão, Abraão (Gn.22:11); Jacó, Jacó (Gn.46:2); Samuel, Samuel (I Sm.3:10); Marta, Marta (Lc.10:41); Simão, Simão (Lc.22:31); Saulo, Saulo (At.9:4); Jerusalém, Jerusalém (Mt.23:37).
Deus nos chama para o seu trabalho de modo direto e pessoal. Ele conhece os que são seus (Jo.10:3 e 14).
3º O conteúdo da chamada. (Êx.3:5-10).
Deus falou a Moisés sobre a reverência na sua presença. Naquele tempo, conforme a cultura daquela parte do mundo, o descalçar os pés era sinal de respeito, consideração e reverência. Hoje em nossa cultura ocidental é bem diferente.
As palavras do Senhor no verso 5 falam da santidade na presença do Senhor. Um lugar se torna santo pela presença manifesta de Deus. Por isso o discípulo deve viver em santidade porque ele é templo em que Deus quer sempre habitar. A igreja de Deus deve ser uma igreja santa e separada ao Senhor; Deus, porém, é santíssimo. Ele é três vezes Santo (Is.6:3). Para que Deus nos use precisamos viver em santidade. Ser santo é abandonar tudo aquilo que sabemos e sentimos que não é de Deus; que desagrada a Deus; que não vem de Deus, e tudo isso pela ação do Espírito, e não segundo os nossos padrões de certo ou errado.
Em seguida Deus esclarece a chamada de Moisés, revelando a necessidade do povo, bem como os detalhes da missão de Moisés (Êx.3:6-10). Vemos aqui que a chamada Divina envolve clareza da parte de Deus para seus filhos. Se Deus te chamou e estás em dúvidas, vendo as coisas de modo indefinido, ou estás parado numa encruzilhada, ora a Deus para que ele esclareça tudo, pois Ele não é Deus de confusão, mas de paz.
Continua...