Um Líder Chamado por Deus - parte 3 | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Um Líder Chamado por Deus - parte 3

3 – A Resposta de Moisés. (Êx.3:11).

Moisés diante da presença real de Deus reconheceu que nada era. O poder de Deus se aperfeiçoa em nossa fraqueza; quando somos nada em nós mesmos e dependemos inteiramente dele.

“Quem sou eu?” Moisés estava aqui reconhecendo que não era nada em si e que Deus era tudo. O orgulho é um pecado do espírito e todo discípulo tem que lutar contra ele pela fé, na eficácia do sangue de Jesus, que nos purifica de todo o pecado. Moisés tinha muita autoconfiança antes da sua saída do Egito. Agora, após 40 anos no deserto, aprendendo com Deus, ele estava transformado em outro homem. Ele tinha aprendido a prática da humildade. São pessoas assim que Deus usa no seu serviço. Os soberbos, ele não usa.

4 – Lições da Chamada de Moisés.

1º Ser paciente na preparação para o trabalho do Senhor.

Moisés tinha 80 anos quando compareceu perante o faraó, em nome de Jeová, como dirigente do seu povo. Samuel começou a se preparar desde criança. Jesus tinha cerca de 30 anos quando iniciou sua obra redentora. José tinha 30 anos quando foi feito primeiro-ministro do Egito e percorreu toda aquela terra. Aquilo fazia parte do plano de Deus para mais tarde retirar o seu povo de lá.
A Bíblia diz: “Procura apresentar-te a Deus, aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (II Tm.2:15). Eliseu teve longa preparação antes de assumir o lugar de Elias; Daniel teve que receber preparação para servir a Nabucodonozor. Se isto aconteceu com todos eles, quanto mais ao discípulo para servir ao Rei do Universo e cuidar da sua obra. Se Deus te chamou para o seu trabalho, prepara-te.
Muitos interpretam mal as palavras de Jesus em Mateus 4:19 “Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens”. Jesus nos prepara espiritualmente, capacitando, ungindo, enchendo da sua graça e do seu poder, mas o preparo do lado humano, nós é devemos cuidar, adquirindo conhecimento e experiência e tudo mais necessário, segundo a direção Divina.

2º Aproveitar o tempo e as oportunidades que Deus dá.

Isto faz parte da preparação. Há aqueles que desperdiçam o tempo e as oportunidades e quando chega à hora de entrar no trabalho vão lamentar e aprender a fazer o serviço cristão a custa de erros. Moisés vinha cuidando do rebanho há muito tempo quando chegou o momento de Deus na sua vida.

3º Atender logo o chamado Divino.

Chegou o momento na vida de Moisés. Deus disse é agora. Nas epístolas o servo do Senhor é comparado a um atleta. Este se prepara durante muito tempo para o dia da prova. Um mesmo exercício é repetido dezenas e centenas de vezes até que seja feito com perfeição. O Senhor Jesus é digno do nosso melhor. Outra coisa que caracteriza o atleta é autodisciplina do corpo, da mente e dos apetites. Muitos discípulos, jovens e idosos não são usados por Deus por falta de disciplina no seu espírito; intemperança; descontrole em tudo ou quase tudo. O domínio próprio em nossa vida se for natural, como sempre, é muito limitado e falho, mesmo que o indivíduo tenha vasta cultura ou assistência, mas aquele que é fruto do Espírito Santo em nossa vida é uma bênção de inestimável valor em todos os sentidos. (Gl.5:22).

Conclusão:
Deus nunca chama alguém para este ser um fracasso. Quando ele chama e envia, ele também provê o necessário. Moisés obedeceu pela fé (Êx.4:18-20). Daí em diante seus passos foram passos de fé em Deus (Hb.11:24-29).
Quando Deus quer realizar alguma obra neste mundo, escolhe alguém para isso. Ele mesmo podia libertar o seu povo sem qualquer recurso humano, mas em vez de fazer assim, Ele usou Moisés como instrumento em suas mãos. É um privilégio incalculável fazer o trabalho do Senhor; trabalho que Ele faria se estivesse aqui. Todos aqueles que servem ao Senhor e trabalham para o Senhor, devem fazer tudo bem feito (Jr.48:10 e Dt.28:47).

 

Milton Paes