Um Líder de Avivamento - parte 1
Texto = Habacuque 3:2.
Introdução:
Samuel era filho de Elcana, um judeu da tribo de Efraim. Elcana servia a Deus apesar de viver num tempo de grande relaxamento espiritual. Um reflexo disso é evidente no comportamento do próprio Elcana. Contudo ele buscava a Deus. Ana, a mãe de Samuel, era mulher de oração, de renúncia, exemplar esposa e dona de casa. Logo após Deus chamar Samuel (I Sm.3), ficou patente aos olhos de todos que ele seria o instrumento que Deus iria usar para reconduzir o povo ao caminho da retidão, bem como livrá-lo do inimigo que os oprimia (I Sm.3:19-20).
1 – A Necessidade de Avivamento.
Fala-se muito hoje e em muitos lugares, de avivamento, mas às vezes tudo não passa de planos e programas humanos, que não atingem nem a superfície dos problemas espirituais da igreja que continua sem mudanças. Avivamento é uma obra do Espírito Santo caracterizada pelo quebrantamento dos corações, pelo arrependimento, pela confissão de pecados, desejo de santificação, oração, jejum e derramamento do Espírito.
1º O Clamor pelo Avivamento. (I Sm.7:2).
Os filisteus há vinte anos controlavam a nação de Israel. O povo lamentava e se afligia conforme o verso dois, mas Deus já tinha o homem certo para um desafio espiritual à nação, para acordá-la do sono espiritual em que se encontrava. Hoje o cristão tem os inimigos da alma que querem se alojar na sua mente, no seu coração, na sua casa. O diabo, o pecado, a carne, o mundanismo, a frieza espiritual, o comodismo, a falsa santidade, o fanatismo e o legalismo, são os piores inimigos do cristão.
2º A Importância do Ministério da Palavra.
O desvio do povo de Israel não ocorreu de um dia para outro. Levou tempo. Uma das principais causas disso esta mencionada muito antes do livro de Samuel (I Sm.3:1). Diz que a Palavra do Senhor era muito rara e que também não havia visão espiritual. A Bíblia diz em Provérbios 29:18 “Não havendo profecia o povo se corrompe”. Profecia neste texto não é dom específico conforme esta em I Co.12:10. Mas o ministério da Palavra vivificada e ministrada no poder do Espírito Santo.
3º O Caminho para o Avivamento. (I Sm.:3).
Um avivamento espiritual tem o seu início no coração do homem. No homem interior, na alma. Na Bíblia o termo coração é empregado para significar a parte espiritual do homem e suas faculdades, uma vez que o nosso corpo apenas executa o que é ditado pelo Espírito. Não se trata do cristão dedicar apenas parte do seu ser para Deus. O texto diz “todo o vosso coração”. É uma entrega total a Deus. É colocar tudo no altar. A tragédia é que milhares de cristãos não levam uma vida de total obediência a Deus.
Continua...