Um Líder de Avivamento - parte 2
2 – O Começo do Avivamento.
1º O povo se congregou. (I Sm.7:5).
Com autoridade divina, Samuel ordenou aos líderes da nação que reunisse todo o povo para um “Reencontro” com Deus. Samuel sentiu da parte de Deus que do jeito que estava à única solução era um despertamento divino, e que chegara a hora da decisão para isso. Que grande movimento público não foi aquele dos dias de Samuel! Foi o maior avivamento espiritual até então.
Toda a nação foi convocada a buscar a Deus. Nos lares e por toda parte o povo foi impelido por Deus para mudar de vida. Precisamos de mais homens de Deus, como Samuel, com um ministério de grande alcance, os quais levem o autêntico e poderoso avivamento espiritual a nações inteiras, para que o mundo saiba que existe um Cristo vivo e poderoso, que é a cabeça da Igreja e rei do universo.
2º O povo buscou a Deus. (I Sm.7:6).
Primeiramente Samuel orou a Deus, intercedendo pelo povo (v.5). O homem que deseja ser usado por Deus e a quem Deus usa, deve ele mesmo ser um homem de oração intercessora. Em I Samuel 12:23 vemos mais uma vez que o líder que lidera um avivamento deve ser um intercessor. Devemos todos orar uns pelos outros. Não fazer isso é um pecado de omissão. Muitos são culpados disso e precisam interceder pelos outros.
“O povo buscou a Deus arrependido, com oração, jejum e confissão de pecado” (v.6). Além de se consertarem com o Senhor, a Bíblia nos informa que Samuel os julgava como juiz. Isso significa que deveriam agora andar corretos também, cada um com o seu irmão e seu vizinho.
“Água tirada e derramada perante o Senhor” (v.6). Ora, a água derramada no chão e a abstenção de alimentos era um jejum no seu sentido mais estrito. A água derramada perante o Senhor é um símbolo da alma humilhada, lançada na presença do Senhor, dependendo totalmente dele. Para haver uma melhor compreensão recomendamos a leitura dos seguintes textos bíblicos: I Sm.1:15; Sl.22:14; Sl.61:8; Lm.2:19.
Em resumo, um verdadeiro avivamento envolve da parte do cristão: aproximação, intercessão, oração, jejum, renúncia, arrependimento, confissão, concerto com Deus e retidão diante dos homens, conforme os versículos dois a seis.
Continua...